Covid-19
Butantan recebe 2ª remessa de insumos para produção de 8,7 mi de doses da CoronaVac
A carga foi transportado pela empresa aérea TAP e saiu da China na terça (9), com escalas na Finlândia e Portugal
Por Redação
10 fev 2021 às 09:21 • Última atualização 10 fev 2021 às 09:25
Link da matéria: https://liberal.com.br/brasil-e-mundo/brasil/butantan-recebe-2a-remessa-de-insumos-para-producao-de-87-mi-de-doses-da-coronavac-1434521/
O Instituto Butantan recebeu na manhã desta quarta (10) a segunda remessa de insumos do ano para produzir mais 8,7 milhões de doses da vacina CoronaVac, contra o novo coronavírus (Covid-19)
A aeronave que trouxe mais 5,6 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) pousou nesta manhã no Aeroporto Internacional de Guarulhos e foi acompanhada pelo governador João Doria (PSDB), o secretário da Saúde Jean Gorinchteyn e o diretor do Butantan, Dimas Covas.
A carga foi transportado pela empresa aérea TAP e saiu da China na terça (9), com escalas na Finlândia e Portugal.
No último dia 4, o Butantan recebeu um carregamento com 5,4 mil litros de IFA para a produção de 8,6 milhões de doses, que devem começar a ser entregues no final de fevereiro. Após a produção local, as vacinas passam por rigorosa inspeção de controle de qualidade antes da liberação para uso no SUS (Sistema Único de Saúde).
O Butantan também já solicitou uma nova remessa de 8 mil litros de IFA para a Sinovac. O objetivo é acelerar ainda mais a produção de novas vacinas na capital paulista.
Até agora, o Governo de São Paulo e o Butantan já entregaram 9,8 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde, que coordena o PNI (Programa Nacional de Imunizações).
O Butantan também negocia com a chinesa Sinovac para a liberação de 20 milhões de doses extras para garantir a vacinação de toda a população adulta do Estado de São Paulo.
Em janeiro, foram 6 milhões no dia 17, outras 900 mil no dia 22 e mais 1,8 milhão no dia 29. No dia 5 de fevereiro, outras 1,1 milhão de doses.
O atual acordo entre o Butantan e o Ministério da Saúde prevê a entrega de 46 milhões de doses até o final de abril, além de outras 54 milhões de vacinas com prazo a definir.