16 de abril de 2024 Atualizado 13:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cotidiano

Após morte de animais, Ibama terá novos tratadores em Centro de Triagem

Número total de óbitos não foi informado pelo instituto, mas seriam cerca de 600 nos últimos quatro meses

Por Agência Estado

25 de fevereiro de 2021, às 13h29 • Última atualização em 25 de fevereiro de 2021, às 14h05

Local abriga animais em recuperação, que depois são novamente soltos na natureza - Foto: Wilton Junior - Estadão Conteúdo

O Ibama anunciou na manhã desta quinta-feira, 25, que o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Seropédica, na Baixada Fluminense, passará a contar com 11 novos tratadores de animais a partir da próxima terça-feira, dia 2 de março. O Estadão apurou que apenas quatro servidores atuam no local atualmente. Nos últimos meses, centenas de animais morreram no local por falta de cuidados adequados ocasionada pela falta de profissionais.

Segundo o Ibama, cinco processos de apuração serão abertos para investigar a responsabilidade pelas mortes dos animais. O número total de óbitos não foi informado pelo instituto, mas seriam cerca de 600 nos últimos quatro meses. A principal causa, de acordo com a denúncia que está sendo apurada, foi a falta de alimentação adequada, motivada pela quantidade insuficiente de tratadores.

O Ibama, por sua vez, declarou em nota que “o contrato de alimentação e segurança do local segue em pleno funcionamento”. O instituto disse ainda que, devido à pandemia de Covid-19, os Cetas estão funcionando em plano de contingência, restritos ao recebimento de animais oriundos de resgates ou recolhidos em caráter emergencial.

O Centro de Triagem do Rio de Janeiro fica na Floresta Nacional Mário Xavier, às margens da BR-465. O acesso ao local é relativamente fácil. Mas o aspecto geral é de abandono, com instalações antigas.

Publicidade