Receitas vegetarianas tem sabor

Com criatividade e vontade inovar é possível preparar receitas saudáveis que não deixam nada a desejar em sabor e textura


Para muitas pessoas a dieta vegetariana é sinônimo de privações. Entretanto, manter uma dieta saudável sem ter que abrir mão do prazer de comer é possível, usando criatividade. O caderno Sabores traz algumas receitas para incrementar o seu livro de culinária. São pratos elaborados por especialistas em gastronomia, garantindo refeições balanceadas que suprem as necessidades diárias do organismo.

Outra vantagem é a rapidez no preparo, já que essas receitas não têm nada de complicadas. “Os pratos vegetarianos são ótimas opções para o jantar ou para os dias mais quentes, pois geralmente são mais leves. Com um pouquinho de inspiração, aqueles ingredientes costumeiros, que geralmente possuem um papel secundário na cozinha, podem se transformar em protagonistas das receitas”, assegura a equipe de nutricionistas da Bunge Brasil. Então mão à obras e bom apetite!

Foto: Divulgação
Nhoque de espinafre
Nhoque de espinafre

Ingredientes
Massa
1 maço de espinafre, só folhas (360g)
1/3 xicara (chá) de creme vegetal Delícia Canola
½ peça de ricota (300g)
2 1/3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 gemas
1 pacote de queijo parmesão ralado (100g)
1 colher (chá) de sal
Sal, pimenta e noz-moscada a gosto
Farinha de trigo polvilhar
2 litros de caldo de galinha
Folhas frescas de salsa, sálvia, manjericão a gosto
4 colheres (sopa) rasas de creme vegetal Delícia Canola
Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo
Em água fervente leve as folhas de espinafre para murchar (coloque e retire rapidamente). Esprema bem e pique. Em uma tigela, coloque e misture o espinafre e a ricota com a farinha de trigo peneirada. Adicione as gemas, o queijo, a noz-moscada e misture até que a massa fique firme mas macia (se necessário acrescente um pouco mais de farinha para dar o ponto). Em superfície lisa e enfarinhada divida a massa e faça rolinhos. Com a faca faça sulcos em toda a extensão e, em seguida, corte na diagonal. Em uma panela contendo o caldo de galinha fervente adicionado das ervas, leve uma pequena porção de nhoque para cozinhar até que subam à superfície. Retire-os com uma escumadeira superfície e reserve-os. Cozinhe todos os nhoques. Sirva-os pratos com um pouco do caldo de cozimento, adicionado na superfície pelo creme vegetal Delícia Canola e o queijo parmesão ralado.

Dica. Rende 4 porções de 300g

Fonte: Bunge Brasil

Foto: Divulgação
Arancini à primavera
Arancini à primavera

Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo Soya soja com canola
¼ cebola picadinha (30g)
½ abobrinha, sem miolo, ralada e bem picadinha
½ cenoura, limpa, ralada e bem picadinha
2 xícaras (chá) cheias de arroz cozido
2 ovos
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de salsa picadinha
Sal e orégano a gosto
60g de muçarela cortadas em 8 retângulos ou cubinhos
Ovos e farinha de pão para empanar
Óleo Soya soja com canola para fritar

Modo de preparo
MASSA. Em uma frigideira, leve o óleo Soya soja com canola para aquecer. Junte a cebola e doure. Adicione a cenoura e a abobrinha, deixe fritar rapidamente, desligue o fogo e reserve. Em uma tigela leve para misturar os legumes, o arroz, os ovos, a farinha de trigo, o queijo parmesão e a salsa, até que todos os ingredientes estejam bem unidos. Se necessário adicione um pouco mais de farinha de trigo e de sal. MONTAGEM. Divida a massa em oito porções e modele-as em forma de bolinhas. Coloque o pedaço de muçarela ao centro e feche a massa dando em seguida um formato achatado ou arredondado. Passe-os pelo ovo e em seguida pela farinha de pão. Em frigideira funda, revestida com teflon, leve um pouco de Óleo Soya soja com canola para aquecer. Acomode de 3 a 4 bolinhos e, em fogo médio-alto, frite-os de um lado e depois de outros até que dourem. Sirva-os quente.

Dica. Rende 4 porções de 90g

Fonte: Bunge Brasil

Foto: Divulgação
Cuca de banana com aveia e doce de leite
Quiche de palmito

Ingredientes
MASSA
3 1/3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ½ colher (chá) de sal
¾ xícara (chá) de Óleo de Girassol Salada
1 ovo
3 colheres (sopa) de leite gelado
Farinha de trigo para enfarinhar

RECHEIO
½ cebola pequena picadinha
2 colheres (sopa) de Óleo de Girassol Salada
1 vidro de palmito, em rodelas médias (300g)
½ colher (chá) de sal
¼ xícara (chá) de salsinha picadinha
4 ovos
½ caixinha de creme de leite (100g)

Modo de preparo
MASSA. A uma vasilha coloque e misture, com a ponta dos dedos, a farinha de trigo, o sal e o Óleo de Girassol Salada até obtenção de uma farofa. Acrescente o ovo batido, o leite gelado e misture mais um pouco. Retire da vasilha e sobre uma superfície lisa, sove a massa suavemente. Abra-a (em tamanho maior que a forma) numa superfície levemente enfarinhada. Forre o fundo e as laterais com a massa e com a ponta de uma faca perfure a massa. Leve para assar em forno preaquecido por 20 minutos. Retire a massa do forno e reserve. RECHEIO. A uma panela leve a cebola para dourar no Óleo de Girassol Salada. Acrescente o palmito, o sal e refogue ligeiramente. Desligue o fogo e junte a salsinha. À parte, em uma tigela, bata os ovos, adicione o creme de leite, misture-os bem e reserve. MONTAGEM. Recheie a massa com as rodelas de palmito, deixando as mais bonitas reservadas. Acrescente o líquido com cuidado, decore com os palmitos reservados e, leve para assar, em forno preaquecido, à temperatura de 200ºC, por aproximadamente 40 minutos ou até o que o líquido firme.

Dica. Rende 10 porções de 110g

Fonte: Bunge Brasil

Foto: Divulgação
Quiche de palmito
Cuca de banana com aveia e doce de leite

Ingredientes
6 bananas nanica bem maduras, sem casca
3 xícaras (chá) de farinha de trigo Primor
1 xícara (chá) de aveia em flocos
½ xícara (chá) de açúcar
2 tabletes de margarina Primor Forno & Fogão (200g)
1 pote de doce de leite (200g)
1 xícara (chá) de requeijão cremoso (240g)
Canela em pó a gosto

Modo de preparo
Corte as bananas ao meio no sentido horizontal. Em uma tigela, leve a farinha de trigo Primor, a aveia, o açúcar e a margarina Primor Forno & Fogão, para misturar até formar uma farofa bem úmida. Em uma assadeira (14 x 22 cm), monte a cuca começando por uma camada de farofa, outra de banana, uma de doce de leite e outra de requeijão, colocadas às colheradas. Repita a operação terminando com a farofa. Leve para assar em forno preaquecido, à 200ºC, durante 35 minutos ou até dourar bem. Deixe esfriar e desenforme. Dica: para variar o sabor, substitua a banana por maçã.

Rende 15 porções de 110g

Fonte: Bunge Brasil

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora