O pão que alimenta e satisfaz

Sanduíches, brusquetas, lanchinhos, o pão não pode faltar na lista de petiscos de um bom anfitrião


O “Dia Mundial do Pão” foi comemorado no mês passado, em 16 de outubro, e o “Dia do Sanduíche” na última terça-feira, dia 3. Mas um dos alimentos mais versáteis da culinária não precisa de uma data especial para ser exaltado.

O pão é um alimento que vai do café da manhã, ao acompanhamento de refeições até a hora do lanche. Ganha um toque gourmet quando se apresenta na forma de brusqueta e, dependendo da escolha dos ingredientes, se transforma em uma iguaria das mais saborosas e elogiadas.

Foto: Divulgação
Pão de batata recheado sem lactose
Brusqueta de abobrinha, parmesão e mel

Ingredientes
100ml de azeite extra virgem Cardeal 0,4
100g de cebola roxa (picada fina)
2 dentes de alho (picados)
300g de abobrinha italiana, laminada finamente
1 colher (chá) de orégano fresco (picado)
Sal e pimenta, a gosto
4 fatias de pão italiano
70g de queijo tipo parmesão em lascas finas
50g de mel de flor de laranjeira

Modo de preparo
Refogue a cebola picada com azeite até murchar completamente, junte o alho picado e refogue mais um pouco. Tempere a abobrinha laminada com o refogado de cebola e o orégano fresco. Asse em forno médio por 10 minutos. Acerte o tempero com sal e pimenta. Reserve. Distribua a abobrinha sobre as fatias de pão italiano, cubra com as lascas de queijo e acrescente um fio de mel.
Gratine no forno para servir.

Fonte: Bunge Brasil

Foto: Divulgação
Sanduíche quente de espinafre, peito de peru e queijos
Sanduíche com calabresa ao molho

Ingredientes
1 sachê Salsaretti sugo
3 ½ colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena (picada)
1 colher (sopa) de alho (picado)
500g de calabresa fresca (moída)
4 pães ciabatta
sal a gosto
Salsinha (picada) a gosto

Modo de preparo
A uma panela leve o azeite para aquecer. Acrescente a cebola e frite até que fique transparente. Adicione o alho e frite por mais 1 minuto. Junte a calabresa fresca e deixe fritar. Junte o molho de tomate, acerte o sal se necessário, e finalize com a salsinha. Recheie as ciabattas e sirva imediatamente.

Dica. Varie a apresentação usando pão francês sem miolo. Acrescente a calabresa, queijo muçarela e leve ao forno para que o pão fique crocante. Rende 4 unidades

Fonte: Bunge Brasil

Foto: Divulgação
Sanduíche com calabresa ao molho
Sanduíche quente de espinafre, peito de peru e queijos

Ingredientes
Espinafre refogado
1 maço (grande) de espinafre (360g)
1 cebola picada (90g)
2 colheres (sopa) de margarina Delícia Light com sal
Sal e pimenta-do-reino branca

Montagem
5 colheres (chá) cheias de margarina Delícia Light com sal
10 fatias de pão de forma sem casca
10 fatias de peito de peru defumado (200g)
2 xícaras (chá) de queijo minas curado ralado (200g)
5 colheres (sobremesa) de queijo parmesão ralado grosso (50g)
Margarina Delícia light para untar

Modo de preparo
Preaqueça o forno em temperatura média (170º). Lave as folhas de espinafre, retire os talos grossos e reserve. Em uma panela grande com um pouco de água fervente e sal, leve o espinafre para cozinhar. Escorra bem a água, espere o espinafre esfriar, esprema e pique-o grosseiramente. Na mesma panela leve a margarina e a cebola para dourar. Junte o espinafre, a pimenta-do-reino branca (a gosto) e, em fogo alto, deixe refogar até que toda a água tenha secado bem. Corrija o sal, retire do fogo e reserve. Sobre cada um dos lados de cada fatia de pão passe um pouco de margarina. Sobre metade delas e em cada uma, acomode duas fatias de peito de peru defumado, queijo minas curado ralado e uma boa quantidade de espinafre refogado. Tampe com a outra fatia de pão, deixando a parte adicionada de margarina para cima. Polvilhe os sanduíches com queijo parmesão ralado grosso, acomode-os sobre uma assadeira levemente untada com margarina e leve para gratinar, em forno quente. Sirva imediatamente.

Dica. Rende 10 porções

Fonte: Bunge Brasil

Foto: Divulgação
Brusqueta abobrinha parmesão e mel
Pão de batata recheado

Ingredientes
1 tablete de fermento biológico fresco
500g de farinha de trigo (4 xícaras de chá)
½ xícara (chá) de água
¼ xícara (chá) de SupraSoy sem lactose original
1 colher (sopa) de sal
4 gemas
250g de batata cozida e espremida (purê de batata puro)
2 colheres (sopa) de creme vegetal

Recheio
5 tomates médios picados em cubinhos
½ colher (sopa) de orégano
½ colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de sal
200g de purê de batata
1 colher (sopa) cheia de leite SupraSoy sem lactose original dissolvida em 100 ml de água
1/2 colher (chá) de sal
20 fatias de presunto (250g)

Modo de preparo
MASSA. Dissolva em uma tigela o fermento junto com 4 colheres (sopa) da água (60 ml) e 2 colheres (sopa) da farinha. Mexa bem com uma colher, tampe com um pano ou filme plástico e deixe crescer em um lugar quente (30°C) por pelo menos 15 minutos.
Coloque o restante da farinha, o SupraSoy e o sal dentro de uma tigela grande e mexa com as mãos para homogeneizar. Faça um buraco no meio e acrescente a mistura que você deixou crescer por 15 minutos, junto com as gemas e o purê de batatas. Mexa com as mãos para começar a formar uma massa, transfira-a junto com o restante da farinha da tigela para uma superfície lisa e limpa e comece a sovar (se necessário, vá acrescentando aos poucos os 40 ml restantes de água). Sove a massa por cerca de 10 minutos, até ficar elástica e lisa. Acrescente o creme vegetal aos poucos e sove por mais 5 minutos (se a massa ficar grudenta, acrescente 1 colher de sopa de farinha). Devolva a massa para a tigela e cubra-a com um pano ou saco plástico por 15 minutos.
RECHEIO. Misture em uma vasilha os tomates picados com o orégano, o azeite e o sal e reserve. Acrescente aos poucos o supra soy dissolvido em água ao purê de batatas e por fim adicione o sal. Pegue uma fatia de presunto e coloque dentro dela uma faixa de tomates picados e por cima um pouco do purê de batatas. Enrole a fatia de presunto nela mesma, para o recheio ficar por dentro. Corte a fatia enrolada no meio. Faça isso com todas as fatias. Corte pequenos pedaços (25 g) da massa já descansada e abra-os com um rolo até ficarem bem finos. Coloque no centro das massas os presuntos recheados e feche a massa dobrando as duas partes laterais da massa, deixando as extremidades do presunto à mostra.

Coloque os pãezinhos em uma assadeira untada e enfarinhada e cubra-os com pano ou saco plástico. Deixe-os crescerem por 40 minutos ou até dobrarem de volume. Asse os pãezinhos em forno baixo (160°C) por cerca de 25 minutos ou até dourarem levemente. Retire-os do forno e coloque-os, ainda quentes, sobre uma grade para esfriarem.

Sirva como lanche.

Dica. Rende 40 unidades

Fonte: SupraSoy

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora