Lancheira saudável tem…

Nutricionista indica os ingredientes ideais para garantir um lanche saudável e nutritivo para as crianças


Fazer uma criança gostar de comer verduras, legumes e frutas não é tarefa fácil. Tanto que os pais muitas vezes adotam estratégias para que o filho consuma, mesmo que sem perceber, alimentos saudáveis. Verdura escondida no meio do arroz, legumes batidos, “aviãozinho” ou até chantagem. As táticas podem até funcionar e a criança “limpar” o prato, mas não criam nela o hábito da boa alimentação.

Uma maneira de estimular as crianças a optarem por alimentos saudáveis, segundo a nutricionista Bruna Castelani, é envolvê-las na compra, elaboração e montagem da lancheira. “Além de ser divertido e educativo, participar ativamente na escolha e preparo, melhora a aceitação e estimula a responsabilidade que ela [criança] tem sobre sua alimentação”, afirma.
De acordo com a nutricionista, é muito importante respeitar os gostos da criança, mas sempre dando preferência para os alimentos naturais e preparações caseiras. “Sei que é difícil por conta da correria do dia a dia, mas sugiro separar um dia para fazer os pratos (tortas, bolos, barras de cereais…) e congelá-los para a semana”, orienta.

No caso dos produtos industrializados, Bruna recomenda alimentos que contenham um teor menor de açúcar, gordura e sódio (vale a pena conferir no rótulo). “Cuidado com aqueles produtos específicos para crianças, que são enriquecidos com vitaminas e minerais, mas que contenham muito açúcar ou gordura (bolacha recheada, sucos em pó e bebidas lácteas)”, alerta.

A pedido do caderno Sabores, a nutricionista montou uma sugestão de cardápio para o lanche da escola. São cinco opções, uma para cada dia da semana. Confira!

Cardápio para semana

SEGUNDA-FEIRA
Bolo de laranja caseiro simples
Castanha-do-pará
Leite com chocolate

TERÇA-FEIRA
Bala de gelatina
Torta salgada de legumes caseira
Suco de polpa congelada

QUARTA-FEIRA
Cookies integrais
Amendoim torrado em casa sem sal
Iogurte

QUINTA-FEIRA
Banana com aveia, canela e cacau
Pão de queijo
Suco de frutas com vegetais

SEXTA-FEIRA
Salada de frutas
Lanche natural com vegetais e queijo branco
Água de coco

ATENÇÃO
É importante atentar-se se a criança tem jogado o lanche fora, dividido com os colegas ou se o alimento tem voltado na lancheira. Converse com a criança para saber o que de fato tem consumido. Peça a ajuda da escola porque as inspetoras costumam circular no período de intervalo e podem ser parceiras importantes nesta hora, principalmente, nas escolas infantis a hora do lanche é monitorada.

Cuidado redobrado
A nutricionista chama atenção para a higiene das mãos e dos utensílios utilizados na preparação e transporte dos alimentos. Todo cuidado é pouco para evitar ou minimizar o risco de contaminação e proliferação de micro-organismos que podem desencadear doenças, além de indisposições estomacais devido à intoxicação alimentar. Alimentos que necessitam de refrigeração são necessários ser enviados em bolsas ou garrafas térmicas, com gelo, para conservar a temperatura.

Veja essas dicas!

Foto: Divulgação
Leite achocolatado industrial não é recomendável para todos os dias
Foto: Shutterstock
Leite achocolatado industrial não é recomendável para todos os dias
1 – LIBERADOS DIARIAMENTE
Pães (dê preferência aos integrais)
Lanche natural
Queijo branco, ricota, requeijão, peito de peru
Torta caseira (frango, legumes, carne moída)
Bolos caseiros (sem cobertura e sem recheio)
Biscoitos sem recheios ou com fibras
Rosquinhas
Cookies integrais
Barra de cereais
Granola
Gelatina
Frutas secas ou frescas
Sucos naturais ou de polpas
Água de coco
Castanhas, nozes e amêndoas
Leite com chocolate ou cacau ou canela
Iogurte

2 – 1 A 3 VEZES NA SEMANA
Pão de queijo
Bisnaguinha
Muçarela, presunto
Amendoim torrado em casa
Salgados assados
Salgadinhos industrializados assados
Pipoca caseira
Bolos industrializados (sem cobertura e sem recheio)
Doces caseiros
Pão doce recheado com frutas
Pão de mel
Chocolates (até 30 gramas)
Sucos industrializados
Leite achocolatado industrializado
Suco à base de soja
Bebidas lácteas

Foto: Shutterstock
Frutas e sucos de polpa estão liberados
3 – UM OU OUTRO NA SEMANA
Batata frita, hambúrguer, cachorro-quente
Empadas e folhados
Salgados fritos
Pipoca, salgadinhos e amendoim industrializados
Balas, chicletes e pirulitos
Biscoitos recheados ou amanteigados
Molhos industrializados
Bolos recheados
Chocolates (até 30 gramas)
Muçarela, presunto
Bebida isotônica
Sucos artificiais
Leites achocolatados
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