É fitness ou funcional?

A preocupação em manter uma alimentação saudável tem levado um número cada vez maior de pessoas a buscar informações


O alimento fitness ou funcional tem as mesmas propriedades nutricionais? Embora para os leigos em nutrição essas palavras sejam sinônimo, cada classe tem as suas indicações na dieta alimentar. A nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira, lembra que a preocupação em manter uma alimentação saudável tem levado um número cada vez maior de pessoas a buscar informações sobre os ingredientes adequados o preparo de refeições que atendem aos seis anseios ou necessidades nutricionais.

Nesta busca é comum as pessoas se depararem com situações que geram dúvidas sobre como fazer a combinação perfeita entre alimentos ricos em nutrientes importantes para o organismo e que atendam objetivos específicos.

Lívia explica que entre os cardápios mais adotados estão os fitness e funcional. Esse tipo de refeição reúne itens que estão em alta junto aos frequentadores de academias e àqueles que estejam preocupados em envelhecer com saúde, como a batata-doce, o óleo de coco e as sementes “idolatradas” como a chia e linhaça.

“Os alimentos funcionais, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta usual, agregam diversos benefícios à saúde. Já a alimentação fitness equilibra alimentos saudáveis com alguns ingredientes chave, que ajudam a melhorar o desempenho durante as atividades físicas”, detalha a especialista em nutrição.

ENTENDA AS DIFERENÇAS. Confira quais são os principais alimentos de cada grupo

CARDÁPIO FUNCIONAL. É composto por cereais integrais, sementes, peixes e azeite de oliva

ALIMENTOS FITNESS. No preparo desse tipo de refeição são obrigatórios os alimentos ricos em antioxidantes e proteínas – como frango e ovo -, e as fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata-doce.

Foto: Divulgação
Bolinho de frango com batata doce
RECEITAS FITNESS

Bolinho de frango com batata doce

Ingredientes
500g de batata-doce
500g de filé de frango
1 ovo
2 colheres (sopa) de requeijão light
Gergelim
Temperos a gosto

Modo de preparo
Cozinhe a batata-doce e esprema como purê. Acrescente o requeijão light e reserve. Tempere o filé de frango, cozinhe e desfie. Faça um refogadinho com cebola, ervas e sal. Molhe a mão com água e molde o bolinho com a massa da batata, recheie com o refogado de frango, passe o bolinho na gema e depois em gergelim. Coloque em uma forma untada com azeite e leve ao forno baixo por 20 minutos.

Fonte: Oba Hortifruti

Foto: Divulgação
Batata-doce assada com curry
Batata-doce assada com curry

Ingredientes
1 batata-doce
1 fio de azeite de oliva
Curry em pó e sal a gosto

Modo de preparo
Descasque as batatas, cortando-as conforme sua preferência e tempere com curry em pó e sal a gosto. Regue com um fio de azeite. Leve ao forno e deixe assar até que as batatas estejam douradas. Sirva ainda quente com arroz integral.

Fonte: Oba Hortifruti

Foto: Divulgação
Bolo de chocolate
RECEITAS FUNCIONAIS

Muffin de framboesa

Ingredientes
300g de farinha integral
1 colher (chá) de fermento
80g de açúcar mascavo
50g de flocos de aveia
280 ml de leite desnatado
2 ovos
60g de azeite
200g de framboesas frescas
Aveia para polvilhar

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Mistura a farinha com o fermento, a aveia e o açúcar. Bata os ovos com o leite e o azeite. Faça um buraco no centro da farinha e misture os líquidos com as framboesas. Coloque 12 bases de muffins em um tabuleiro e divida a mistura uniformemente. Polvilhe com aveia na superfície para acrescentar textura. Deixe cozinhar de 25 a 30 minutos. Sirva ainda quente.

Fonte: Oba Hortifruti

Foto: Divulgação
Muffin de framboesa
Sagu de chia com suco de uva

Ingredientes
100 ml de suco de uva integral sem adição de açúcar
2 colheres (sopa) de chia
1 cravo-da-índia

Modo de preparo
Coloque em um recipiente de vidro o suco de uva integral, a chia, o cravo-da-índia e mexa com uma colher. Deixe a mistura na geladeira por 24 horas. Nesse tempo, mexa algumas vezes para deixar a chia bem soltinha. Na hora de consumir, adicione framboesas ou morangos, de acordo com a sua preferência.

Fonte: Oba Hortifruti

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora