Arroz nosso de cada dia

Dicas de como incrementar o prato, encher a mesa de sabor e o livro de receitas de novas ideais


O arroz é um dos cereais mais produzidos e consumidos no mundo. Rico em amido é uma excelente fonte de energia, fornecendo ainda proteína, vitaminas e minerais, e possui baixo teor de gordura. Sua estrutura é que define o seu “tipo”: integral, parbolizado, branco, arbóreo, vermelho, selvagem, entre outros. No mercado ainda é possível encontrar grãos enriquecidos com ferro, zinco e pró-vitamina A.

Na cultura asiática, além de ser o prato principal, é comum oferecer arroz a monges e a aos antepassados, seja como forma de agradecimento, um pedido de ajuda ou mesmo uma lembrança (em vez de flores, potinhos de arroz cozido são deixados sobre os túmulos). Na cultura ocidental, jogar arroz sobre os noivos é sinônimo de prosperidade e fertilidade para o casal.
Com tantas qualidades, impossível ficar na receitinha “arroz com feijão”. Que tal adicionar mais sabor às refeições? O Sabores dá dicas de como incrementar o arroz nosso de cada dia.

Foto: Divulgação
Anel de arroz de carne-seca e abóbora
Anel de arroz de carne-seca e abóbora

Ingredientes

REFOGADO
1 colher (sopa) de óleo
1 ½ xícara (chá) de carne-seca cozida e desfiada
1 colher (chá) de molho de alho
½ colher (chá) de coentro em pó
½ xícara (chá) de água quente

PURE
1 colher (sopa) de margarina
3 xícaras (chá) de abóbora madura picada
1 sachê de tempero sabor legumes
½ xícara (chá) de água quente
1 colher (chá) de cebolinha

ARROZ
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola pequena picada
2 xícaras (chá) de arroz
4 xícaras (chá) de água fervente
2 sachês de tempero para arroz

Modo de preparo
CARNE SECA. Aqueça o óleo e refogue a carne-seca em fogo brando. Junte o molho de alho, o coentro e a água. Abaixe o fogo e cozinhe com a panela tampada por cerca de cinco minutos. Reserve. PURE DE ABÓBORA. Numa panela, aqueça a margarina e refogue a abóbora em fogo brando, mexendo de vez em quando. Junte o sachê de tempero sabor legumes e a água. Cozinhe em fogo brando, com a panela tampada, até a abóbora ficar bem macia. Com as costas da colher de pau, amasse a abóbora de maneira a obter um purê. Acrescente a cebolinha e continue mexendo até o purê ficar bem “sequinho”. Reserve. ARROZ. Numa panela média, aqueça o óleo e refogue a cebola, até ficar transparente. Acrescente o arroz e refogue demoradamente. Junte a água fervente e os sachês de tempero para arroz. Misture. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 15 minutos. Divida o arroz cozido ao meio: em uma parte, misture o purê de abóbora; na outra, o refogado de carne-seca. Unte uma fôrma redonda com buraco no meio com cerca de 20 cm de diâmetro. Distribua o arroz com a carne-seca e, por cima, o arroz com abóbora. Vire no prato de servir e sirva imediatamente.

DICA. Corte a carne em cubos. Na véspera, deixe-a de molho em água (troque a água de duas a três vezes). Cozinhe em panela de pressão (coberta com água) por cerca de 20 minutos, após o início da pressão. É possível variar a receita substituindo a abóbora e a carne-seca por carne moída e cenoura; ou espinafre e peito de peru; ou escarola e linguiça etc.
Fonte: Kitano

Foto: Divulgação
Risoto de ervilha
Risoto de ervilha

Ingredientes
4 colheres (chá) de óleo
1 cebola média picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
400g de ervilha fresca ou congelada
½ caldo de galinha
2 xícaras (chá) de arroz parbolizado
1/3 xícara de queijo parmesão ralado
Sal a gosto

Modo de preparo
Refogue a cebola no óleo até que fique transparente. Junte as ervilhas e uma concha de caldo de galinha. Tampe a panela e deixe cozinhar por 3 minutos. Tire a tampa. Adicione o caldo restante fervendo e espere que levante fervura. Adicione o arroz parbolizado e tempere com o sal. Cozinhe por 20 minutos, tendo o cuidado para não deixar secar demais. Junte o queijo, a manteiga e a salsinha. Misture bem. Sirva quente.
Fonte: Receita Chef Sônia Jendiroba_Urbano Agroindustrial

Foto: Divulgação
Peixe crocante com risoto de limão
Peixe crocante com risoto de limão

Ingredientes
600g de filé de peixe
1 dente de alho picado
4 colheres (sopa) de suco de limão espremido
½ xícara de farinha de trigo
1 ovo
½ xícara (chá) de farinha de rosca
Sal e pimenta a gosto
Óleo para frituras

CALDO
½ litro de água
1 talo de salsão
1 cebola
1 batata
1 cenoura
1 cubo de caldo de peixe

RISOTO
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
250g de arroz arbóreo
1 tablete de caldo de legumes
1 xícara (café) de suco de limão espremido
4 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado grosso
1 xícara (café) de cebolinha picada
4 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo
Use o alho, o sal e o suco de limão para temperar os filés de peixe. Em seguida, passe os filés na farinha, depois no ovo e, por fim, na farinha de rosca. Coloque um pouco de azeite em uma frigideira para fritar. Para preparar o risoto, comece fazendo o caldo em uma panela, colocando água, a batata, a cenoura, o caldo de peixe e o salsão. Deixe ferver enquanto, em outra panela, você aquece o azeite com a cebola até murchar. Acrescente o arroz e refogue um pouco, colocando o vinho. Assim que o vinho evaporar, acrescente o caldo devagar e deixe cozinhar no fogo alto, mexendo sempre. Coloque o suco de limão para dar o toque especial e, quando o arroz estiver quase cozido, finalize com o queijo, a cebolinha e o azeite.
Fonte: Receita Chef Edu Guedes_Cocinero

Foto: Divulgação
Torta de arroz integral, espinafre e finesse
Arroz orgânico com molho de abóbora

Ingredientes
CALDO
1 cenoura média
2 folhas de louro
4 folhas de salsão
1 dente de alho
1 cebola pequena
Sal

ARROZ
1 xícara (chá) de Arroz Tio João Orgânico
1 cenoura ralada
1 talo pequeno de salsão em rodelas
5 cogumelos shiitake em fatias médias

MOLHO
1/3 de abóbora kabocha cozida
1 talo pequeno de alho-poró
1 xícara (chá) de leite
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo
CALDO. Em uma panela, coloque todos os ingredientes com 5 xícaras (chá) de água e cozinhe, em fogo médio, por cerca de 30 minutos ou até que reduza pela metade. Coe o caldo e volte-o para a panela para cozinhar o arroz. ARROZ. Adicione o arroz ao caldo e, ao retomar a fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela semitampada. Quando o caldo estiver quase secando, junte a cenoura, o salsão e o shiitake. Misture, tampe a panela e deixe cozinhar até que o caldo seque por completo. Enquanto isso, faça o molho: bata a abóbora cozida no liquidificador, junto com o alho poró e o leite. Despeje em uma panela pequena e leve ao fogo alto, deixando apurar por cerca de 5 minutos ou até que o molho engrosse. Com a ajuda de um aro (10 cm de diâmetro) enforme o arroz no prato em que for servir, apertando com uma colher, polvilhe parmesão por cima e sirva com molho de abóbora ao lado.

DICA. Se quiser adicionar cremosidade à receita, misture o molho de abóbora ao arroz orgânico cozido. Finalize enformando no aro e polvilhando parmesão por cima.
Fonte: Receita Arroz Tio João

Foto: Divulgação
Arroz orgânico com molho de abóbora
Torta de arroz integral, espinafre e finesse

Ingredientes
MASSA
4 xícaras (chá) de arroz 7 cereais cozido
1 ovo

RECHEIO
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de espinafre cozido e picado
1 colher (café) de sal
150g de Finesse Seara, em fatias

COBERTURA
200g de queijo tipo minas
2 ovos

Modo de preparo
Misture o arroz com o ovo e pressione no fundo e nos lados de uma forma de torta média, tipo quiche. Refogue o alho no azeite e junte o espinafre. Tempere com o sal e retire. Coloque o espinafre sobre o arroz e por cima, distribua o Finesse. Bata os ingredientes da cobertura no liquidificador e coloque sobre o Finesse. Leve ao forno médio (200°C), preaquecido por 10 minutos. Asse por cerca de 30 minutos ou até ficar firme e dourado.

Fonte: Seara

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora