15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Peru é 1º na preferência entre viajantes latinos

  Peru é 1º na preferência entre viajantes latinos

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Peru é 1º na preferência entre viajantes latinos

Compartilhe

Turismo

Peru é 1º na preferência entre viajantes latinos

Antes relegada a “uma passadinha” a caminho dos Andes, Lima já tem status de destino por si só devido às suas muitas surpresas

Por Agência Estado

19 jan 2019 às 07:32

A moda é feita de ciclos. Porém, há exceções. Uma delas é o Peru, que não apenas não sai do radar dos viajantes, como tem uma capacidade impressionante de se reinventar. E de cativar, claro. Não à toa, conquistou o primeiro lugar isolado, com 25 votos.

Algumas coisas não mudam – a Trilha Inca, que leva a Machu Picchu, segue como a mais concorrida e é preciso reservar com meses de antecedência. Entretanto, outras rotas, como Lares e Salkantay, ganharam hotéis-butique e atingem um público que gosta de natureza, mas quer pegar leve. O Belmond Andean Explorer conecta Cuzco a Arequipa com cabines confortáveis para pernoitar sobre os trilhos.

Antes relegada a “uma passadinha” a caminho dos Andes, Lima já tem status de destino por si só. E sem dúvidas a gastronomia é uma das grandes responsáveis por esse boom, com chefs como Gastón Acurio e Virgilio Martínez Véliz se destacando mundialmente. “Belíssima surpresa: tão perto e tão variado! Místico, com monumentos milenares interessantes e instrutivos para crianças. Tudo é marcante: as paisagens, a comida, o ambiente colorido e, claro, a descoberta de Machu Picchu”, escreve Sut-Mie Gibert.

Foto: Divulgação
Peru

QUANDO IR. Machu Picchu e Arequipa são ideais entre abril e novembro. Em dezembro, é comum ter deslizamentos de terra e interdições das linhas de trem por causa das chuvas na região de Cuzco. Lima, Nazca e Ica são secas o ano todo. Iquitos e Amazônia, entre maio e outubro.

QUEM VAI GOSTAR. Apaixonados por história, natureza e gastronomia. Há roteiros de aventura, para acampar por quatro dias até entrar caminhando em Machu Picchu, ou de luxo, com hospedagem em hotéis-butique.

PRINCIPAIS PONTOS. No Valle Sagrado ficam os sítios de Machu Picchu, Ollantaytambo, Pisac e Moray. Desfrute os sabores de Lima e seus museus. Sobrevoe as Linhas de Nazca e estique até Islas Ballestas e praias de Chicama e Punta Hermosa.

SAIBA MAIS. Há voos diários da Avianca e da Latam partindo de São Paulo (5h) ou do Rio de Janeiro (5h30). Site: visitperu.com.