15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Conheça o Parque Carlos Botelho, um refúgio ecológico

  Conheça o Parque Carlos Botelho, um refúgio ecológico

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Conheça o Parque Carlos Botelho, um refúgio ecológico

Compartilhe

Revista L

Conheça o Parque Carlos Botelho, um refúgio ecológico

São mais de 37 mil hectares de extensão repleto de vegetação remanescente da Mata Atlântica

in store walgreens photo coupon h-quer.de promo code walgreens photo

Por Do Portal do Governo do Estado de São Paulo

27 dez 2015 às 17:02

[\img]Uma conexão direta com a natureza. É essa a experiência de quem visita o Parque Estadual Carlos Botelho, localizado Serra de Paranapiacaba, região sudeste do Estado. Considerado um dos corredores ecológicos mais importantes do país, o parque conta com uma área de 37.644,36 hectares com vegetação remanescente da Mata Atlântica.

Logo na chegada, o visitante pode mergulhar nas atrações e conhecer as espécies de fauna e flora presentes no parque através das apresentações interativas em um ‘minimuseu’. O Carlos Botelho conta com uma variedade de trilhas, inclusive uma delas totalmente adaptada para pessoas com deficiência, que mostra durante todo o trajeto diferentes tipos de bromélias.

Os mais aventureiros podem explorar a Trilha Represa/Forno, de 4 quilômetros de extensão, que leva o turista a ruínas de cinco fornos. Eles produziam carvão nos anos de 1940, quando o espaço ainda era uma imensa fazenda. Ainda há outras opções como a Trilha da Canela e a Trilha do Rio Taquaral.

Estrada- Parque

A principal obra de pavimentação ecológica da Estrada Parque Dr. Carlos Botelho (SP-139) foi inaugurada no dia 22 de novembro de 2015. Com mais de 30 quilômetros de extensão, ela liga os municípios de Sete Barras e São Miguel Arcanjo.[\img-1]A estrada foi feita de calçamento intertravado e precisou de 10 milhões de pecinhas. Esses bloquetes permitem maior escoamento de água, não conservam calor e são de fácil manutenção.

Além disso, após a abertura da pista para tráfego de veículos, o ruído gerado pelo atrito entre os pneus e os bloquetes contribuirá para afugentar os animais.

Quem foi Carlos Botelho?

O Parque recebeu o nome de Carlos Botelho, em homenagem ao médico urologista que exerceu funções como Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo e, posteriormente, como Senador da República.