15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Veja 4 receitas com jabuticaba, fruta que faz bem à memória e ajuda a prevenir obesidade

  Veja 4 receitas com jabuticaba, fruta que faz bem à memória e ajuda a prevenir obesidade

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Veja 4 receitas com jabuticaba, fruta que faz bem à memória e ajuda a prevenir obesidade

Compartilhe

FRUTA

Veja 4 receitas com jabuticaba, fruta que faz bem à memória e ajuda a prevenir obesidade

A fruta é rica em ferro, fósforo, vitamina C e niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas

Por Débora de Souza

24 jul 2017 às 07:24

Foto: Antonio Scarpinetti_Ascom_Unicamp
Angela Giovana Batista, pesquisadora e nutricionista da Unicamp

Você tem mais um motivo para gostar de jabuticaba! De acordo com o estudo divulgado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no início de julho, essa frutinha brasileira contribui para a memória, o processo de aprendizado e ajuda a prevenir doenças associadas à obesidade. Isso porque a jabuticaba é rica em fibras e antioxidantes, com destaque para antocianinas, que ajudam a combater doenças metabólicas (obesidade) e suas complicações como problemas cardiorrespiratórios.

Os mesmos benefícios foram constados também no jambo-vermelho, fruta comum nas regiões Norte e Nordeste do País e pouco conhecida no Sudeste. O estudo faz parte do doutorado da nutricionista Ângela Giovana Batista, em parceria com o Laboratório de Nutrição e Metabolismo, da FEA (Faculdade de Engenharia de Alimentos) e o Laboratório de Ultraestrutura Celular, do IB (Instituto de Biologia), ambos pertencentes à Unicamp.

Para entender, uma dieta rica em gordura eleva a produção de radicais livres pelo organismo e causa danos ao hipocampo, parte do cérebro responsável pela memória e aprendizado (uma das primeiras afetadas pela doença de Alzheimer).

Segundo a pesquisadora, quando adicionadas cascas das frutas à dieta diária dos ratos utilizados no experimento, houve redução significativa dos danos causados ao cérebro por uma dieta rica em gordura. O mercado já oferece alguns produtos derivados da jabuticaba como farinha, iogurte e sorvete, porém, a nutricionista ressalta “que tais produtos, quando viabilizados, têm efeito preventivo e não curativo”.

A jabuticaba é rica em ferro, fósforo, vitamina C e niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas.

Foto: Divulgação
Suflê gelado de jabuticaba

Suflê gelado de jabuticaba

INGREDIENTES
10 gemas de ovos
800g de açúcar
250g geleia de jabuticaba
1 creme de leite fresco
6 claras de ovos
600g de jabuticaba frescas e maduras
3 gelatinas incolores

MODO DE PREPARO
GELEIA. Coloque as jabuticabas em uma panela e amasse-as com um pilão. Junte 300g de açúcar e cozinhe em fogo baixo (160ºC) até o líquido quase secar. Passe por uma peneira e despreze as cascas e sementes. Dissolva as folhas de gelatina conforme as instruções do fabricante e misture ao caldo de jabuticaba. Mexa e deixe esfriar em temperatura ambiente. SUFLÊ. Misture as gemas com 250g de açúcar e leve ao banho-maria. Bata com um batedor até essa mistura ficar bem cremosa. Retire do fogo e acrescente 2/3 da geleia fria. Reserve. Bata o creme de leite até o ponto de chantili com metade do açúcar restante. Reserve. Bata as claras em neve, junte a outra metade do açúcar e o chantili. Mexa delicadamente e incorpore o creme de jabuticaba. Distribua em formas individuais e leve-as ao freezer. Sirva gelado com o restante da geleia.
Fonte: M de Mulher (site)

Foto: Fotolia
Geleia de jabuticaba

Geleia de jabuticaba

INGREDIENTES
1/2 kg de açúcar refinado
1 kg de jabuticaba
1 litro de água

MODO DE PREPARO
Coloque todos os ingredientes em fogo brando até que as jabuticabas estourem. Depois que estourarem, coloque tudo dentro do liquidificador com casca e tudo. Bata bem até que vire um tipo de suco. Coe em uma peneira grande. Volte ao fogo até que o caldo engrosse bem, deixe apurar bastante. Depois do caldo engrossado, desligue o fogo e deixe esfriar para tomar forma de geleia. Quando estiver fria, coloque a geleia na geladeira e pronto!
Fonte: Cybercook (site)

Foto: Divulgação
Frango ao molho de jabuticaba

Frango ao molho de jabuticaba

Ingredientes
2 peitos de frango
3 dentes de alho
½ limão

Calda de jabuticaba
400g de jabuticabas
150g de açúcar
Suco de 1 limão

Molho
½ cebola picada
Água fervendo
Sal e pimenta-da-jamaica a gosto
Suco de ½ limão
3 colheres (sopa) azeite

MODO DE PREPARO
Tempere o peito de frango com suco de limão, sal, pimenta e alho e deixe marinar por, pelo menos, 20 minutos. Reserve. CALDA. Leve o açúcar e a jabuticaba sem o caroço ao fogo. Quando começar a virar uma calda escura, adicione o limão e cozinhe até engrossar, mas não deixe que vire uma geleia. Reserve. MOLHO. Coloque cerca de 1 litro de água para ferver. Enquanto isso, em outra panela, adicione o azeite e frite os peitos dos dois lados até que estejam bem dourados. Retire os peitos da panela e acrescente a cebola, refogue até que estejam transparentes e então junte novamente o peito e a calda de jabuticaba. Despeje água fervente aos poucos, o suficiente até que cubra o frango. Tempere com sal e pimenta-da-jamaica. Mexa delicadamente. Quando levantar fervura, junte o suco de limão e corrija o tempero, se necessário. Deixe cozinhar até o molho ficar levemente grosso. Sirva com o arroz branco ou lentilhas.

DICA. A receita serve duas pessoas. Você pode substituir o frango por carne vermelha.
Fonte: Andrea Lima_Comidas e Rumos (blogspot)

Foto: Fotolia
Jabuticaba

Licor de jabuticaba

INGREDIENTES
1 kg de jabuticabas
1 litro de cachaça
1 xícara (chá) de água
4 ½ xícaras (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO
Higienize lavando bem as jabuticabas e enxugando-as com um pano limpo. Aperte as jabuticabas com os dedos para soltar a polpa da casca. Distribua quantidades iguais de polpa em vidros limpos com tampa. Despeje igualmente a cachaça nos vidros, tampe e deixe descansar por, no mínimo, 5 dias em local escuro e arejado. Uma vez por dia, chacoalhe os vidros. Dissolva o açúcar na água, coloque em uma panela, leve ao fogo baixo por 20 minutos ou até obter uma calda rala. Deixe esfriar. Filtre a fruta com a cachaça em um pano limpo de algodão. Misture com a calda e divida em garrafas.

DICA. Conserve o licor em local fresco e seco até servir. A receita rende, aproximadamente, 2 litros
Fonte: Receita de Mãe (site)