15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Saudável e saboroso

  Saudável e saboroso

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Saudável e saboroso

Compartilhe

Fruta

Saudável e saboroso

O maracujá, alimento típico de zonas tropicais, como o Brasil, é excelente para a saúde e bem eclético na cozinha

Por Danilo Reenlsober

28 nov 2016 às 09:58

O maracujá é uma das frutas mais adoradas pelos brasileiros. Seja em sucos, vitaminas ou nas sobremesas, ele está sempre presente nas mesas por todo o País. A fruta é bastante conhecida pelo seu poder relaxante, porém, ela pode trazer inúmeros outros benefícios à saúde. O maracujá é, por exemplo, ótima fonte de vitaminas A, C e outras do complexo B e apresenta boa quantia de sais minerais, entre eles o cálcio, ferro, fósforo e sódio. É um poderoso antioxidante que age contra o envelhecimento precoce dos órgãos e melhora o funcionamento do organismo, enquanto a casca é rica em fibras que ajudam na digestão, emagrecem e ainda previnem e controlam o diabetes. Por essas e outras, é sempre bom adicionar a fruta ao cardápio. Então, que tal algumas sobremesas? O SABORES te ensina.

Torta mousse de maracujá com marshmallow

Torta Mousse de Maracujá com Marshmallow - Palitos - vale este

Ingredientes
1 embalagem de biscoito Palitos Chocolate (70g)
1 colher (chá) de amido de milho
3 xícaras (chá) de creme de leite
8 ovos
3 maracujás
1 embalagem de biscoito Maizena (400g)
1 1/2 envelope de gelatina sem sabor
312g de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de margarina em temperatura ambiente

Modo de preparo
Comece preparando a massa. Leve ao processador o biscoito maizena e bata até obter uma farofa. Despeje numa tigela funda, junte 1 ½ xícara (chá) de margarina e amasse bem com os dedos para ligar tudo. Forre o fundo de uma forma desmontável (27 cm de diâmetro) e leve ao forno médio (180°C) por cerca de 10 minutos ou até que as beiradas comecem a dourar e reserve. Prepare a mousse de maracujá. Bata no liquidificador a polpa de 2 maracujás com ½ xícara (chá) de água quente, passe pela peneira e reserve. Leve à batedeira 8 gemas, 8 colheres (sopa) de açúcar e bata até formar um creme. Dissolva 1 ½ envelope de gelatina sem sabor em 8 colheres (sopa) de água fria, leve ao banho-maria ou micro-ondas e deixe aquecer sem ferver. Numa tigela média, junte o creme, o suco de maracujá, a gelatina dissolvida e mexa até envolver bem. Leve à batedeira 4 claras e bata até o ponto de neve. Acrescente às claras em neve ao creme de maracujá e mexa delicadamente para deixar a mousse bem fofa. Despeje a mousse sobre a massa e leve à geladeira por 2 horas. MARSHMALLOW. Numa panela pequena, coloque 1 xícara (chá) de açúcar, ½ xícara (chá) de água e deixe ferver sem mexer até obter uma calda em ponto de fio. Leve à batedeira 4 claras e bata até o ponto de neve bem firme. Sem desligar a batedeira junte a calda em fio e bata até formar picos e reserve. CALDA DE MARACUJÁ. Numa panela pequena, junte a polpa de 1 maracujá com as sementes, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de amido de milho e ½ xícara (chá) de água e deixe cozinhar por 3 minutos, deixe esfriar e reserve. No momento de servir desinforme a torta sobre um prato raso, cubra com marshmallow, espalhe por cima a calda de maracujá, decore a lateral com biscoitos recheados e sirva a seguir.
Fonte: Zabet

Bolo de mousse de maracujá

Ingredientes
2 1/2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Tradicional Primor
3 ovos
2 1/4 porções de açúcar
3/4 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sobremesa) de fermento químico em pó de margarina para untar
Farinha de trigo tradicional para polvilhar
2/3 xícaras de suco concentrado de maracujá
2 colheres (sobremesa) de gelatina em pó sem sabor
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1/3 xícara (chá) de açúcar (para calda)
1/2 xícara (chá) de suco concentrado de maracujá (para cobertura)
1/2 xícara (chá) de amido de milho
4 colheres (sopa) de açúcar (para cobertura)
1 creme de leite fresco
Sementes de maracujá à gosto

Modo de preparo
MASSA. Á batedeira, leve o açúcar e os ovos para bater por 3 minutos. Acrescente o leite, a farinha de trigo e bata até misturar. Desligue a batedeira e à mão, junte e misture o fermento. Em uma forma redonda, untada com margarina Delícia Cremosa e polvilhada com farinha de trigo, coloque a massa e leve para assar em forno, preaquecido, à temperatura de 180°C, por 40 minutos. MOUSSE. Em uma vasilha, coloque o suco e a gelatina para derreter em micro-ondas ou banho-maria. Em seguida, adicione o leite condensado, o creme de leite e, com o auxílio de um batedor manual de ovos, bata a mistura muito bem. Leve para gelar e reserve. CALDA. Em uma vasilha misture o leite com o açúcar e reserve. COBERTURA. Em uma panela, coloque e misture o suco, o amido e o açúcar para aquecer até o início da fervura. Retire do fogo e reserve. À parte, em batedeira, leve o creme de leite fresco, bem gelado, para bater até o ponto de chantilly. MONTAGEM. Corte o bolo na horizontal em três partes iguais. Na mesma forma em que a massa foi assada, coloque uma camada de bolo, molhe com a calda, adicione a metade da mousse, coloque outra camada de bolo, molhe com a calda, cubra com o restante da mousse, acrescente a última camada de bolo e leve para gelar por 1 hora. Desenforme, cubra com o chantilly e com o auxílio de uma espátula alise todo o bolo. Com uma manga de confeiteiro e um bico estrela decore o bolo. Coloque a geleia e as sementes de maracujá.
Fonte: Bunge Brasil

Cocada cremosa de maracujá

cocada cremosa maracujá - vale este

Ingredientes
4 colheres (sopa) de polpa do maracujá fresco
2 colheres (sopa) de açúcar de coco
1 xícara (chá) de coco fresco ralado (100g)
¼ de xícara de leite de coco RTC (60 ml)

Modo de preparo
Em uma panela coloque o açúcar de coco e o maracujá, deixe cozinhar até virar uma calda. Desligue o fogo. Em outra panela coloque o coco fresco e o leite de coco, deixe ferver e mantenha em fogo baixo mexendo por cerca de 8 minutos. Misture a calda no coco e sirva gelado.
Fonte: KeepLight

Torta de mousse de maracujá para diabéticos

Ingredientes
3 colheres (sopa) de margarina cremosa sem sal
1 colher (sopa) de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão
1 colher (café) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de leite desnatado

Recheio
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) rasa de amido de milho
1 envelope de gelatina em pó incolor sem sabor
4 colheres (sopa) de água
1/2 xícara (chá) de creme de leite light
1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
2 claras
4 colheres (sopa) de adoçante em pó, próprio para forno e fogão

Calda
1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
1 xícara (chá) de água
2 colheres (chá) de amido de milho
4 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão

Modo de preparo
MASSA. Misture os ingredientes da massa e forre apenas o fundo de uma forma de torta pequena. Asse em forno médio (180°C) até dourar. Reserve.
RECHEIO. Misture o leite e o amido de milho e leve ao fogo para engrossar. Dissolva a gelatina na água fria, mexa bem e adicione ao creme, mexendo bem para derreter. Acrescente o creme de leite e retire do fogo. Adicione o suco de maracujá e as claras batidas em neve com o adoçante. Coloque o recheio sobre a massa e leve à geladeira para firmar. CALDA. Misture os ingredientes e leve ao fogo para engrossar. Depois de frio, decore a torta.
Fonte: São Cristóvão Saúde

 

 

 

Bolo trufado de maracujá

Bolo_trufado_de_maracuja - vale este

Ingredientes
Massa
4 ovos
2 copos (americano) de açúcar
2 copos (americano) de trigo
1 copo (americano) de leite quente
1 colher (sopa) fermento em pó

Creme
400g de chocolate branco
200g de creme de leite
200ml de suco de maracujá
5ml de licor

Decoração
100g de pó mousse chocolate branco
100ml de chantilly batido
100ml de leite gelado
50g de cobertura de maracujá
100g de chocolate branco (raspas)

Modo de preparo
MASSA. Bata na batedeira as claras em neve e acrescente as gemas peneiradas e continue a bater. Junte aos poucos o açúcar e bata até formar uma massa “fofa”. Desligue a batedeira e misture delicadamente a farinha de trigo, o leite e o fermento em pó em movimentos circulares. Leve para assar em forma untada e polvilhada com farinha de trigo em fogo médio pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, ou até dourar. CREME. Derreta em banho-maria o chocolate, acrescente o creme de leite e mexa bem. Adicione o suco de maracujá, mexa até se tornar uma mistura homogênea e, por último, adicione o licor. MONTAGEM. Corte o pão de ló em três partes e recheie intercalando pão de ló e creme, finalizando com o pão de ló. DECORAÇÃO. Na batedeira, bata o pó mousse de chocolate branco, o chantilly e o leite gelado até formar uma mousse. Passe a mousse nas laterais e no centro do bolo. Com um bico pitanga, decore as laterais. Coloque raspas de chocolate branco em cima e espalhe sobre o bolo a cobertura de maracujá.
Fonte: Divino Fogão