15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Harmonização dos pratos da ceia com cerveja

  Harmonização dos pratos da ceia com cerveja

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Harmonização dos pratos da ceia com cerveja

Compartilhe

Fim de Ano

Harmonização dos pratos da ceia com cerveja

Uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros, a cerveja é uma ótima opção para as ceias de Natal ou Ano Novo

Por Danilo Reenlsober

25 dez 2017 às 08:00 • Última atualização 24 dez 2017 às 16:06

Que brasileiro adora uma cerveja, todo mundo sabe. A média de consumo no País é de 82 litros por pessoa ao ano, segundo dados da pesquisa realizada pelo Euromonitor. Porém, quando chegam as festas e as ceias de final de ano, a bebida divide espaço com os espumantes e o vinhos acabam ganhando mais destaque. O que muita gente não sabe é que as cervejas são ótimas acompanhantes para pratos como peru e costelinhas, por exemplo, bastante comuns nessa época.

“Cervejas podem ser servidas na ceia de natal sim e harmonizam com vários pratos”, explicou Klaus Vidrik, especialista em gestão de negócios em alimento e bebidas da rede São Vicente. “As mais indicadas para a data são as cervejas mais encorpadas e escuras”, ressaltou Isabela Rached, chef de cozinha e coordenadora dos restaurantes e rotisserias, também do São Vicente.

De acordo com esses especialistas, as mais indicadas para harmonização são as escuras, como a stout, e as avermelhadas, como a red ale. Já as do tipo IPA (India pale ale) combinam mais com as comidas picantes, pois são mais amargas e possuem mais lúpulo. As carnes mais leves, como aves e peru, harmonizam com a pilsen, mais clássica. Confira algumas dicas de como combinar cinco tipos de bebida com pratos variados:

Foto: Fotolia
A Pilsen é uma boa opção para acompanhar pratos leves e até carnes gordurosas

PILSEN
A mais comum das cervejas, é bastante versátil e tem uma gama grande de harmonizações. De sabor suave e corpo leve, a Pilsen é uma opção agradável para acompanhar pratos mais leves e delicados, como saladas, até carnes menos gordurosas, como o peru.

Foto: Fotolia
Cervejas de trigo têm aroma intenso e frutado

WEISSBIER
As cervejas de trigo vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. Cheias de personalidade, elas têm um aroma intenso e frutado, o que harmoniza com pratos à base de peixe e frutos do mar, como bacalhau, por exemplo.

Foto: Fotolia
A Pale Hale é ótima para acompanhar carnes vermelhas, pernil ou tender

PALE ALE
É uma cerveja de cor âmbar a avermelhada, resultado dos maltes caramelados de sua receita. Além do malte, o lúpulo também está presente. Devido a essas características, a cerveja é ótima para acompanhar pratos mais “pesados”, como as carnes vermelhas, pernil e também o tender.

Foto: Fotolia
A Bière Brut é uma cerveja com ar requintado, perfeita para a hora do brinde

BIÈRE BRUT
É feita com o mesmo método usado para fermentar o champagne, o que traz um ar requintado para esse estilo de cerveja. O sabor, delicado e complexo, traz uma doçura à bebida, que pode acompanhar a refeição toda. É ótima também para a hora do brinde.

Foto: Fotolia
Fruit Beer costuma ter o sabor delicado e levemente adocicado da fruta empregada

FRUIT BEER
O sabor das fruit beer dependem muito da fruta empregada e do estilo base da cerveja, mas costuma ser delicado e levemente adocicado, podendo combinar com uma infinidade de pratos como, por exemplo, o tender à Califórnia.