15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Alimentos que ajudam a ter disposição

  Alimentos que ajudam a ter disposição

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Alimentos que ajudam a ter disposição

Compartilhe

Nutrição

Alimentos que ajudam a ter disposição

Carnes magras, peixe, frango, ovos ou shake proteico, além de pó de guaraná, vegetais e frutas estão na lista de ingredientes para aumentar a energia

Por Leslie Cia Silveira

31 ago 2018 às 08:42 • Última atualização 31 ago 2018 às 08:44

Foto: Pixabay_Divulgação
Alimentos que fornecem a energia necessária para o organismo cumprir tarefas ao longo do dia

A vida agitada muitas vezes obriga as pessoas a fazerem refeições apressadas e até a pular o almoço ou o jantar, permanecendo longas horas sem ingerir alimentos. Não raro a fadiga, o cansaço e a falta de concentração acometem os trabalhadores que se sentem sem disposição para dar conta de todos os compromissos da agenda. Além de exercícios físicos e de uma boa noite de sono um cardápio adequado também ajuda a dar mais disposição para encarar o dia a dia.

A receita para manter a energia ao longo do dia, de acordo com o nutrólogo, especialista em obesidade Nataniel Viuniski, inclui verduras, legumes, frutas, carnes magras, peixe e pó de guaraná. Membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition, o médico recomenda adotar um estilo de vida saudável e ativo e, principalmente, criar um cardápio balanceado e nutritivo.

Ele lembra que pratos ricos em gorduras são “ladrões” de energia. “Isso acontece porque o organismo precisa dispender de muito mais energia para processá-los”, explica. Confira as dicas do especialista:

– Opte por carnes magras, peixe, frango, ovos ou um shake proteico corretamente preparado nas refeições, e combine com vegetais e frutas.
– Prefira carboidratos de baixo índice glicêmico, como mandioca e batata-doce, que liberam energia aos poucos garantindo pique por mais tempo”, indica o médico.
– Fique de olho na Vitamina D. “Ela regula a secreção de insulina e o funcionamento do metabolismo, que afetam diretamente os níveis de energia”, explica Nataniel. Segundo o médico nutrólogo, a Vitamina D também está associada à melhora do humor, o que explicaria porque tendemos a ficar mais cansados no Inverno, época de menor exposição ao Sol.
– Aposte no guaraná: essa planta tropical é uma ótima fonte de cafeína, ativo que fornece mais disposição e energia. Ele está na composição da linha de produtos N-R-G, da Herbalife Nutrition.
Fonte: médico nutrólogo Nataniel Viuniski_Herbalife Nutrition

Fica a dica

Não deve ser considerado como normal sentir-se constantemente cansado, sem disposição e acordar mais fadigado do que quando foi deitar. “É importante que sejam investigadas as possíveis causas e principalmente corrigi-las”, observa Nataniel Viuniski. O médico cita que “algumas mudanças de hábitos bem simples podem fazer grande diferença, ajudando a elevar o nível de energia”, como a prática de exercícios e sono de pelo menos 7 horas. “A Fundação Royal Phillips, aponta que 56% dos casos de cansaço são causados por noites mal dormidas”.

Foto: Herbalife Nutrition_Divulgação
Bebida energética com hibisco

Bebida energética com hibisco

Ingredientes
200ml de água
2 colheres (sopa) de hibisco seco
4 cravos-da-índia
1 unidade de canela em pau
½ colher de chá (1g) de N-R-G

Modo de preparo
Aqueça a água e acrescente o hibisco, o cravo e a canela em pau. Desligue o fogo antes de ferver, tampe por 5 minutos e coe. Então, misture o N-R-G na bebida coada e sirva a seguir.
Fonte: Herbalife Nutrition

Foto: Herbalife Nutrition_Divulgação
Bebida energética à moda inglesa

Bebida energética à moda inglesa

Ingredientes
200ml de água
½ colher (chá) ou 1 g de N-R-G
Suco de ¼ de limão siciliano
1 fio de mel
1 rodela de limão siciliano

Modo de preparo:
Aqueça a água sem ferver e misture o N-R-G, o suco do limão e o mel. Sirva quente com uma rodela de limão.
Fonte: Herbalife Nutrition

Foto: Herbalife Nutrition_Divulgação
Paleta energética com Frutas

Paleta energética com frutas

Ingredientes
½ colher (chá) ou 1 g de N-R-G
200 ml de água
200 ml de suco de maracujá natural
1 sachê de adoçante
1 xícara de morangos picados (10 unidades pequenas)
1 kiwi cortado

Modo de preparo
Dissolva o N-R-G na água, acrescente o suco de maracujá e adoce. Distribua os pedaços das frutas em seis forminhas para picolé. Despeje a mistura nas forminhas, coloque o palito de picolé e leve ao congelador por no mínimo 4 horas ou até congelar.
Fonte: Herbalife Nutrition