15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Alimentação saudável todos os dias

  Alimentação saudável todos os dias

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Alimentação saudável todos os dias

Compartilhe

Novos hábitos

Alimentação saudável todos os dias

Saladas, frutas e comidas frescas são opções para enfrentar os dias de temperaturas mais elevadas neste Outono

Por Débora de Souza

04 abr 2018 às 17:59 • Última atualização 04 abr 2018 às 18:05

Mesmo no outono, há dias em que as temperaturas estão elevadas favorecendo o consumo de alimentos mais, digamos, frescos tais como saladas e frutas, em detrimento de comidas quentes e geralmente calóricas.

Foto: Divulgação
Salada para os dias quentes

“Com o calor, preferimos alimentos frios e as saladas, tão nutritivas e saudáveis”, diz a nutricionista Patrícia Meciano Simon Barreto. “Além disso, a diversidade de ingredientes na hora de variar as receitas das saladas é muito grande e, assim, conseguimos evitar a monotonia”, completa.

Outro ponto positivo é o ânimo em praticar exercícios uma vez que a preocupação com o “shape” aumenta. Alguns alimentos merecem atenção especial desse público como a banana que, além de nutrientes para o corpo, favorece a prática de exercícios sendo fonte de energia para atletas e amadores.

Consultoria: Curso de Nutrição da Uniara (Universidade de Araraquara)

Foto: Freepik
salada mix de folhas

Salada mix

Ingredientes
Alface
Rúcula
Repolho roxo picado
Tomate em rodelas
1 cenoura ralada
Queijo branco
Atum
Torradas integrais

Molho de iogurte
3 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de suco de limão
3 colheres (chá) de mostarda Dijon L’Ancienne Maille
1 pote de iogurte desnatado
1 colher (chá) de açúcar

Modo de preparo:
Separe porções generosas de cada hortaliça, junte os tomates em rodelas e a cenoura ralada. Acrescente queijo branco picado em cubos, o atum e o molho de iogurte (para preparar, basta misturar todos os ingredientes). Por cima, distribua as torradas integrais (em pedaços pequenos).

Foto: Freepik
Banana é uma das frutas mais indicadas para compor a dieta

O poder da banana:

A banana é uma excelente fonte de energia rápida. “Contém potássio e evita a fadiga e a cãimbra muscular. Também é rica em vitaminas do complexo B, responsáveis pela renovação celular e dos músculos. É de boa aceitação, fácil de ser transportada e muito saborosa”, comenta a nutricionista Patrícia Meciano Simon Barreto. Além disso, a fruta pode auxiliar no emagrecimento: contém fibras que contribuem para o funcionamento intestinal; tem baixo teor de gordura; é rica em outras vitaminas, como A, C, D e E; e também conta com importantes minerais, como fósforo, cálcio e ferro.

Por que consumir açai
O açaí é uma boa pedida para quem busca construir massa muscular, segundo a nutricionista. “É um fruto saboroso e rico em nutrientes, adicionado a alimentos integrais como xarope de guaraná, aveia, sorvete, mel e granola”, diz. O açaí traz diversos benefícios à saúde dentre eles a reposição energética, combate a fadiga e promove melhoria no rendimento em exercícios físicos, ajuda a regular o intestino, combate o envelhecimento e os radicais livres, previne anemia ferropriva (deficiência em ferro) e contribui para o fortalecimento muscular. A ingestão de açaí, no entanto, deve ser controlada, especialmente por aqueles que desejam reduzir seu peso. “O açaí possui alto valor calórico, que pode interferir de forma negativa no processo de emagrecimento ou favorecer o ganho de peso, quando consumido em excesso”, explica a nutricionista Patrícia. Outro erro comum é a ingestão do açaí antes do exercício físico. “Ele sobrecarrega o processo digestivo e pode levar a desconfortos gastrointestinais e interferir no rendimento durante os treinos ou na competição propriamente dita. O ideal para evitar efeitos indesejáveis é a sua ingestão após o treino”, aconselha a especialista.

Happy Hour

Por outro lado, a frequência nos happy hours também aumenta nesta época do ano e é preciso ficar atento à ingestão de bebidas alcoólicas – que aceleram o processo de desidratação do corpo – e com certas comidinhas como batata e mandioca frita, pãezinhos, patês e pratos que levam molhos, pois são alimentos ricos em calorias e gorduras que, em exagero, causam desequilíbrio no organismo (e na balança).

Corpo saudável

Cada alimento desempenha uma função no organismo e, por isso, a alimentação deve ser equilibrada, ou seja, incluir porções diárias de carboidratos, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas, além de muita água. “Carboidratos e lipídeos fornecem combustível para o corpo; as proteínas abastecem substratos para a construção e reparo de tecidos, enquanto as vitaminas e os sais minerais ajudam a regular todas essas reações químicas do organismo”, explica Barreto. O acompanhamento nutricional é essencial para atender todas as necessidades nutricionais do indivíduo. “Quando um ou mais deles são ingeridos em excesso ou há deficiência, uma função essencial não se realizará adequadamente. Por isso é necessário o equilíbrio entre o consumo de alimentos”, diz Patrícia Meciano Simon Barreto, especialista em nutrição.