15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  A torta queridinha dos americanos

  A torta queridinha dos americanos

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  A torta queridinha dos americanos

Compartilhe

Tradição

A torta queridinha dos americanos

Adorada nos EUA, a torta de maçã não ganhou apenas fãs no Brasil, mas também um dia de celebração todo seu: hoje 17 de setembro

Por Danilo Reenlsober

17 set 2018 às 10:07

Poucos pratos são tão famosos nos Estados Unidos quanto a torta de maçã (ou apple pie, como é conhecida por lá). O prato muito tradicional, principalmente em datas especiais como o Natal e o Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day), no entanto, não tem origem norte-americana: ele nasceu na Inglaterra e foi levado aos EUA pelos primeiros imigrantes. A receita da torta de maça logo ganhou fama e adoradores ao redor do mundo, inclusive no Brasil, tanto que ganhou um dia para chamar de seu: em 17 de setembro, comemora-se o Dia Nacional da Torta de Maçã! Por isso, o Mais Sabor traz receitas diferentes dessa sobremesa tão deliciosa.

Foto: Benimoto_Visualhunt
Tarte tatin

Tarte tatin

Ingredientes

Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
120g de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de açúcar refinado
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de água gelada

Caramelo
1 xícara (chá) de açúcar granulado
2 colheres (sopa) de manteiga

Montagem
Plástico próprio para alimentos
8 maçãs descascadas e cortadas em fatias grossas (cerca de 4 cm)

Modo de preparo
MASSA. Em uma tigela, peneire a farinha e junte a manteiga, o açúcar refinado, o sal e a água, e amasse com as pontas dos dedos. Embale em filme plástico e reserve na geladeira por 30 minutos. CARAMELO. Em uma panela, derreta o açúcar granulado e mexa, delicadamente, até obter uma calda em tom de caramelo claro, adicione a manteiga e misture. Derrame no fundo de uma forma redonda média (24 cm de diâmetro). MONTAGEM. Preaqueça o forno a 180°C. Sobre o caramelo, acomode as maçãs, fatiadas bem juntas umas das outras, para não ficar espaços entre elas. Reserve. Abra a massa reservada entre dois plásticos próprios para alimentos formando um círculo com 25 cm de diâmetro e 1 cm de espessura. Cubra as maçãs com a massa, empurrando as laterais para dentro da forma. Asse no forno preaquecido por 30 minutos ou até dourar. Espere amornar e desenforme. Sirva em seguida.
Fonte: União

Foto: Le Ciel Azuré_Visualhunt
Torta de maçã com doce de leite

Torta de maçã com doce de leite

Ingredientes

Massa
300g de farinha de trigo
150g de manteiga gelada
80g de açúcar mascavo
1 pitada de sal
1 ovo
1 colher (café) de canela

Recheio
3 maçãs fuji
3 maçãs verdes
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de suco de limão
1 colher (café) de canela
2 latas de leite condensado (para cobertura)

Modo de preparo
MASSA. Corte a manteiga em cubos e misture aos ingredientes secos com a ponta dos dedos até ficar como uma farofa. Adicione o ovo e amasse somente até incorporar. Reserve em geladeira por 30 minutos antes de abrir.
RECHEIO. Rale as maçãs no ralo grosso do encaixe do ralador, adicione os outros ingredientes e cozinhe em uma frigideira grande em fogo baixo até que as maçãs fiquem macias. Leve à geladeira e reserve. Para a cobertura, cozinhe duas latas de leite condensado por 35 minutos em panela de pressão.
Fonte: KitchenAid

Foto: Premshree Pillai_Visualhunt
Torta de maçã saudável

Torta de maçã saudável

Ingredientes
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de aveia
1 colher (chá) de canela em pó
150g de margarina light
1 xícara (chá) de adoçante para forno e fogão
4 maçãs médias, descascadas e picadas
100g de uvas-passas (sem caroço)
1 ovo inteiro
1/2 xícara (chá) de leite desnatado

Modo de preparo
Faça uma farofa grossa com a farinha, a canela, a margarina e o adoçante. Forre uma forma de aro removível (22 cm de diâmetro) com a metade dessa farofa, pressionando com as costas de uma colher para formar uma camada uniforme. Espalhe sobre essa camada as maçãs picadas e as uvas-passas. Cubra com o restante da farofa sem apertar, deixando-a solta e com alguns blocos de massa, para que fiquem crocantes depois de assados. Bata o ovo com o leite e despeje sobre a torta. Asse em forno médio e preaquecido por cerca de 35 minutos ou até que ela fique dourada. Desenforme-a depois de fria.
Fonte: Meu Prato Saudável

Foto: Marmot_Visualhunt
Torta de maçã de preguiçoso

Torta de maçã de preguiçoso

Ingredientes
3 maçãs
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 ovo
10 colheres (chá) de manteiga sem sal
Canela em pó a gosto
Suco de 1 limão

Modo de preparo
Descasque e corte em rodelas finas as três maçãs. Tempere com suco de um limão para evitar a oxidação (escurecimento) das maçãs. Misture bem uma xícara de farinha de trigo com uma xícara de açúcar. Para a montagem, use um refratário ou uma assadeira. Forre o fundo com uma camada de maçãs. Polvilhe com a mistura de farinha e açúcar. Em seguida, polvilhe canela em pó a gosto. Distribua sobre as maçãs polvilhadas 5 pedaços de manteiga sem sal (mais os menos uma colher de chá bem cheia cada pedaço). Coloque um pedaço em cada canto e um no meio do refratário. Repita as camadas nessa ordem: maçã, mistura de farinha e açúcar, manteiga e canela. Por fim, bata ligeiramente um ovo e jogue por cima. Balance o refratário para garantir que o ovo batido seja bem distribuído. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 25 a 30 minutos. Sirva a torta ainda quente com uma bola de sorvete ou, se preferir, deixe esfriar antes de servir.
Fonte: Cozinha do Gaúcho

Foto: Visualhunt
Torta de maçã diferente

Torta de maçã diferente

Ingredientes
5 maçãs grandes
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de canela em pó
200g de manteiga
3 xícaras (chá) de biscoito moído (biscoitos Maisena ou Maria)
1 lata de leite condensado
4 gemas peneiradas
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 lata de creme de leite
Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo
Descascar as maçãs, corte-as ao meio, tire as sementes e pique de forma que fiquem pedaços pequenos. Leve ao fogo baixo juntando com o açúcar, mexendo sempre, e cozinhe até obter um purê. Adicione a canela em pó, misture bem e reserve. Para a massa, aqueça a manteiga e quando derreter junte o biscoito moído. Misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo por cinco minutos. Forre o fundo e as laterais da forma com essa massa, reserve. Para fazer o recheio, leve ao fogo o leite condensado e as gemas, mexendo até ficar consistente. Retire do fogo, junte a essência de baunilha e o creme de leite e mexa bem. Em cima da massa coloque o purê de maçã e depois o creme. Polvilhe com canela e conserve na geladeira até a hora de servir.
Fonte: Tudo Gostoso

Foto: Visualhunt
Torta de maçã fácil

Torta de maçã fácil

Ingredientes
3 maças, fatiadas bem fininhas em meia lua
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo com fermento
50g de manteiga derretida
2 ovos pequenos
Açúcar e canela a gosto para polvilhar

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180°C. Unte um refratário de vidro de 22x22cm. Disponha as fatias de maça uniformemente sobre ele. Misture o açúcar e a farinha. Peneire-os sobre as maças. Após derreter a manteiga, derrame-a sobre o açúcar e a farinha com uma colher (não precisa cobrir completamente tudo, nem espalhar). Bata as claras em neve. Junte às claras as gemas e espalhe os ovos uniformemente no refratário. Polvilhe uma mistura de açúcar com canela a gosto e na quantidade desejada, mas, quanto mais, mais crocante e saborosa fica. Leve ao forno médio por 25 minutos, aproximadamente, ou até perceber que o topo da torta já está durinho e com uma cor caramelo. Pode servir sozinha ou com sorvete de creme.
Fonte: Pâmela Brandão