15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Qual o equipamento certo contra o calor?

  Qual o equipamento certo contra o calor?

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Qual o equipamento certo contra o calor?

Compartilhe

calor

Qual o equipamento certo contra o calor?

Entenda a diferença entre o ar-condicionado, ventiladores e climatizadores de ar e faça a melhor escolha

Por Débora de Souza

06 mar 2017 às 09:04

Os termômetros marcam temperaturas acima de 30ºC na região e apelamos para ventiladores, climatizadores ou ar-condicionado para amenizar o calor. No entanto, cada equipamento é indicado para ambientes diferentes. O gerente de materiais elétricos, Alexandre Arruk, dá as dicas para escolher o melhor equipamento para a sua necessidade.

Foto: Divulgação
O ar-condicionado permite ao usuário controlar com precisão a temperatura do ambiente e refrigerá-lo rapidamente

AR-CONDICIONADO: O aparelho permite ao usuário controlar com precisão a temperatura do ambiente e refrigerá-lo rapidamente. O funcionamento consiste na retirada do ar quente do local, que é refrigerado e devolvido ao ambiente, tornando o clima ameno ou frio. “Quem optar por essa solução deve verificar se há incidência direta do sol no local que acomodará o aparelho, além de calcular a área do ambiente e quantas pessoas costumam frequentá-lo”, explica Arruk. O cálculo pode ser facilmente obtido por meio de uma visita técnica ou utilizando a calculadora de BTUs (Unidade Térmica Britânica) – disponível no site www.telhanorte.com.br/calculadoras. Mas atenção: o ponto desfavorável dos aparelhos é o alto índice de consumo de energia elétrica.

VENTILADORES: Para ambientes com temperaturas elevadas e onde não há incidência direta do sol, o ventilador é a solução mais indicada, pois permite a circulação da massa de ar quente diminuindo em cerca de três graus a temperatura do local. Seja de parede, de mesa, de chão, fixos ao teto ou aparelhos circuladores, os ventiladores conseguem refrescar ambientes de até 20m² com até cinco pessoas. O consumo médio de energia chega a 127 watts. “Quanto mais hélices ou pás, maior será o volume de ventilação, que está diretamente ligado à rotação do motor. Portanto, a escolha pelo ventilador deve levar em conta o design e o motor, que deve ser levado em consideração por determinar o alcance de ar fresco, o gasto com a energia elétrica e o som emitido pelo aparelho”, ressalta Arruk.

CLIMATIZADORES: Para quem possui problemas respiratórios, os climatizadores de ambientes podem ser boa alternativa para amenizar o calor. Capazes de diminuir até 8ºC na temperatura, os climatizadores utilizam água em seu funcionamento, fazendo com que o ar circule sobre a água, forçando sua evaporação e, consequentemente, baixando a temperatura. O gasto de energia pode ser comparado ao de uma lâmpada de 100 watts. “Outro fator importante é que, além de possuir a função de refrescar ambientes menores, alguns aparelhos podem ser usados para aquecer o ambiente durante o inverno, tornando o seu uso apropriado durante o ano inteiro”, complementa o especialista.