15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Por uma consciência mais plena

  Por uma consciência mais plena

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Por uma consciência mais plena

Compartilhe

Empreendedoras

Por uma consciência mais plena

Psicólogas idealizadoras do Plenitude propõem expansão da consciência por meio do Consciência Sistêmica, curso inédito na cidade de Americana

Por Débora de Souza

25 mar 2019 às 16:23 • Última atualização 25 mar 2019 às 16:24

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
Psicólogas idealizadoras do Plenitude propõem expansão da consciência por meio do Consciência Sistêmica, curso inédito na cidade de Americana

E empreender quer dizer realizar. Mas, ir em busca daquilo que se deseja exige dedicação, disciplina e coragem, afinal, a insegurança pode surgir no meio do caminho e colocar tudo a perder. Uma das saídas para driblar o medo gerado pelas dúvidas do “será que eu consigo?”, “será que vai dar certo?” é o autoconhecimento.

“Quando se transforma o medo em força é possível conquistar tudo que se queira”, afirma a psicóloga e terapeuta bioenergética e sistêmica, Eliane Carreon Ferraz, uma das idealizadoras do Plenitude.

A Análise Bioenergética é uma abordagem que combina, basicamente, um trabalho terapêutico corporal, analítico e relacional, baseado em um entendimento energético.

“Nas abordagens convencionais a pessoa fala sobre o que sabe de si ou o que quer que a outra pessoa saiba sobre ela. Já o corpo nos mostra a verdade, o que realmente queremos dizer, o que de fato sentimos, pensamos e passamos. Afinal, é através do corpo que nos expressamos e nos relacionamos com o mundo”, diz a psicopedagoga e terapeuta bioenergética e sistêmica, Maria Valéria Guilhermino.

Já a Constelação Familiar é uma prática terapêutica utilizada para tratar questões e conflitos a partir da revelação das dinâmicas ocultas de uma família. Por meio da constelação familiar é possível identificar acontecimentos que, mesmo desconhecidos, podem trazer problemas para a vida de uma pessoa.

“Muitas doenças, dores físicas e emocionais são reflexos do nosso posicionamento diante de certas situações”, cita Eliane. Através da constelação é possível observar os relacionamentos da pessoa com familiares, amigos, colegas de trabalho, parceiros e consigo mesma.

“É trazer para consciência atitudes e comportamentos e a partir disso, possamos avançar e curar-se na vida como um todo e não apenas em uma área específica”, diz a psicóloga e terapeuta sistêmica Érika Fiorentino. Juntas, as terapeutas criaram o Plenitude que, além do atendimento clínico – individual e grupo -, a partir de maio passa a oferecer em Americana o curso Consciência Sistêmica, destinado a todos as pessoas que desejam ampliar a consciência e mudar seus referenciais pessoais, familiares e profissionais. E assim, auxiliar outras pessoas a encontrarem uma vida com mais significado, propósito e realização.

Quando compartilho meu sonho, me fortaleço

A recente morte de seu marido e certa insatisfação com a profissão fizeram Eliane Carreon Ferraz buscar por novas terapias. “Precisava de ajuda e procurei algo que trabalhasse mente e, principalmente, o corpo. Assim encontrei a Análise Bioenergética”, conta a terapeuta, que acabou se especializando nesta área.

O Plenitude começou a tomar forma quando a psicóloga foi convidada para participar de um curso de Constelação Sistêmica. “Foi uma injeção na veia [risos]. Me tornei uma mãe melhor, uma profissional melhor, uma pessoa melhor e senti a necessidade de compartilhar tudo que havia aprendido”, diz ela, que passou a aplicar as novas técnicas em seu consultório. “Passei a me sentir mais realizada”, completa.

Em 2017, o Plenitude inicia suas atividades através de grupos de constelação que acontece quinzenalmente desde então, estando em sua 4ª edição. Neste trabalho juntaram-se Érika Fiorentino e Maria Valéria Guilhermino e abraçaram a ideia de ampliar o campo de abrangência do Plenitude. Segundo Eliane, “o Plenitude não é mais de uma pessoa, é de nós três e isso nos fortalece”.

“A mulher, quando acredita no que faz, pode buscar ajuda. Seja um familiar, um amigo ou pessoas que tenham o mesmo sonho, que se identifiquem com o seu projeto. Quando compartilho meu sonho, me fortaleço”, destaca Maria Valéria.

Espaço Plenitude: uma nova abordagem de corpo e mente

Foto: Divulgação
O conteúdo irá abordar os objetivos de do indivíduo, a dinâmica familiar, linguagem da doença, princípios básicos da terapia sistêmica e demais tema

O Plenitude – Curso e Psicoterapia Corporal e Sistêmica é um espaço preparado para o trabalho clínico psicoterápico e também para oferecer cursos, palestras, workshops, constelação em grupo e individual, que proporcionam a ampliação da consciência sistêmica e corporal, colaborando com a saúde física, emocional, da família e do trabalho. Os trabalhos terão início no dia 25 de maio de 2019.

Ao todo serão oito encontros, realizados aos finais de semana, uma vez ao mês. O conteúdo irá abordar os objetivos de vida (familiar e profissional) do indivíduo, a dinâmica familiar (casamento e filhos), linguagem da doença, princípios básicos da terapia sistêmica e demais temas. O curso tem certificação do IBRACS (Instituto Brasileiro de Consciência Sistêmica).

O local será divulgado próximo à data de início do curso. Para mais informações sobre o Plenitude e como participar, entre em contato pelos telefones: 98129-1517 (Eliane), 99921-1975 (Érika) e 99747-8553 (Valéria).