15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Aprenda a proteger seu cão dos fogos de artifício

  Aprenda a proteger seu cão dos fogos de artifício

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Aprenda a proteger seu cão dos fogos de artifício

Compartilhe

COPA DO MUNDO

Aprenda a proteger seu cão dos fogos de artifício

Muitos animais sentem medo do barulho dos fogos; saiba como tranquilizar seu amigo e mantê-lo saudável

Por Danilo Reenlsober

29 jun 2018 às 15:55 • Última atualização 30 jun 2018 às 07:13

Copa do Mundo é sinônimo de animação. Principalmente nos jogos do Brasil, muitas pessoas apostam nas vuvuzelas e nos fogos de artifício para extravasar sua animação com Neymar e companhia. Porém, muitos cães têm medo de barulhos muito altos, por conta da audição sensível, e isso pode levá-los a passar mal, com risco de consequências graves.

Foto: Creative Commons
Confira algumas dicas sobre como proteger seu cão dos fogos de artifício

Mas a boa notícia é que dá para deixar os pets mais confortáveis a cada gol e vitória da Seleção Brasileira. Primeiro, aprenda a identificar o medo: normalmente, o primeiro sintoma entre os cachorros que têm medo é adotar uma postura mais alerta. Eles evitam fazer coisas que o deixem “vulnerável”, como comer, beber água, dormir, ou mesmo fazer suas necessidades com tanta frequência quanto costuma.

Além disso, cães mais ansiosos podem se esconder ou ficar pedindo colo, pulando e chorando. Posturas curvadas, com as orelhas abaixadas, pupilas dilatadas, rabo abaixado ou entre as patas traseiras são sinais de que o cãozinho está assustado, com medo ou estressado. Já os sintomas mais extremos são salivação excessiva, batimento cardíaco acelerado, respiração ofegante e tentar fugir. Alguns cães podem também ficar agressivos.

Como ajudar o cãozinho?

Para ajudar seu pet a ficar mais tranquilo, feche portas e janelas de vidro e coloque uma música em alto volume. Isso ajuda a protegê-lo dos sons e evita que ele fique mais assustado ou nervoso. Caso os fogos comecem e você perceba que ele ainda está atento ao barulho, faça festa ao ouvir os sons, como se fosse uma comemoração, para que ele associe o momento a coisas positivas.

Enquanto isso, ofereça petiscos ou brinquedos que ele adora, com animação e sorrindo. É um ótimo jeito de fazê-lo perceber que está seguro, já que cães entendem muito bem nossas expressões faciais. Não pegue o cãozinho no colo, mesmo que ele peça. Isso é entendido por ele como sinal de insegurança e o nervosismo dele vai continuar ou até piorar.

Fonte: DogHero