15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Espace se mantém fiel ao conceito de minivan

  Espace se mantém fiel ao conceito de minivan

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Espace se mantém fiel ao conceito de minivan

Compartilhe

Renault

Espace se mantém fiel ao conceito de minivan

Marca francesa oferece um tipo de carro que está ficando raro no mercado: as minivans; confira a galeria de fotos do veículo

Por Auto Press

29 dez 2018 às 10:32

As minivans estão cada vez mais raras no cenário automotivo mundial. Esses modelos perderam espaço para os SUVs e crossovers, apesar de terem características bem específicas, ao atenderem necessidades tanto familiares quanto para curtas viagens de executivos.

Por isso mesmo, fizeram sucesso a partir da década de 1980, quando tiveram como precursoras a Renault Espace e a Dodge Caravan, ambas lançadas na linha 1984. Hoje, apesar da baixa procura, o modelo ainda resiste: a Renault está na quinta geração da Espace na Europa, com muito luxo, conforto e linhas futuristas, como sempre foi característica do modelo.

O espaço da Renault Espace é seu maior atributo. Nesta quinta geração, lançada em 2015, o carro mede 4,86 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,68 m de altura. Tudo muito bem distribuído para acomodar com conforto até sete passageiros.

O bagageiro oferece 660 litros de capacidade, que pode chegar aos 2 mil litros caso os assentos sejam rebatidos. Além disso, o visual também é um ponto forte: Laurens Van Den Acker, chefe de design da Renault, conseguiu deixar a Espace com linhas bem harmoniosas.

Foto: Divulgação
Renault Espace

A frente tem grupos óticos em faróis em full led e grade robusta em cromado e geometrias sofisticadas. O charme é completado pelo teto solar panorâmico que, juntamente com o para-brisa, é capaz de proporcionar boa luminosidade para o interior.

Motor

Sob o capô, há duas opções de motor. Uma é o 1.6 turbodiesel de 160 cv acoplado a uma caixa automática de dupla embreagem e seis velocidades. Outra, um 1.8 turbo a gasolina, de 225 cv.

Foto: Divulgação
Renault Espace

Ambos fazem um bom trabalho, mas não tornam a Espace um carro esporte: arrancadas, subidas e estradas montanhosas podem ser percorridas tranquilamente, mas sem pressa. Quanto ao consumo, o carro se comporta bem, sendo capaz de percorrer mais de 10 km/l.

Na Europa, a Renault Espace tem preços que partem dos 41.300 euros (R$ 183.785) para a versão de entrada com motor 1.6 diesel e chegam aos 49 mil euros (R$ 218 mil) para a verão de topo com motor 1.8 turbo a gasolina de 225 cv. Os preços não são muito populares, mas valem pela experiência tão sofisticada quanto a de um sedã premium, por exemplo.