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SUV

Alfa Romeo Stelvio QV é poderoso e amante das curvas

Carro da marca italiana abusa da esportividade com motor V6 2.9 litros biturbo, bloco de tecnologia desenvolvida totalmente pela Ferrari

Por Auto Press

17 fev 2019 às 08:48

O Passo Stelvio é uma das estradas mais altas nos Alpes italianos. Mas, para além da altitude, sua trajetória é cheia de curvas fechadas e complicadas. Um daqueles caminhos nos quais qualquer entusiasta de carros esportivos sonha dirigir pelo menos uma vez na vida. E, para muitos, é até o melhor de todos.

Daí, já dá para imaginar o que esperar do Alfa Romeo Stelvio, principalmente quando ele vem acompanhado da sigla QV, um autêntico Quadrifoglio Verde que carrega o emblema com o trevo de quatro folhas que se tornou um símbolo de esportividade dentro dos modelos da gama da fabricante italiana.

Sob o capô, o Stelvio QV traz o mesmo V6 2.9 litros biturbo empregado no Giulia Quadrifoglio, um bloco com tecnologia desenvolvida pela Ferrari e que fornece gritantes 505 cv e 61,2 kgfm de torque, administrado por uma transmissão automática suave e refinada de oito velocidades que, ao contrário do sedã mencionado acima, envia a tração para as quatro rodas por um sistema sofisticado e extremamente ágil.

Por padrão, o Stelvio QV se comporta como um modelo com tração traseira. Isso até a eletrônica detectar qualquer necessidade de se aplicar torque ao eixo dianteiro, para evitar desvios indesejáveis. Esse sistema é capaz de enviar até 60% da força para a frente. Da mesma forma, a suspensão é adaptativa – mas com um ajuste bastante firme mesmo no modo normal do seletor. Já o peso é de 1.915 kg, 213 kg a mais do que o Giulia Quadrifoglio.

Foto: Divulgação
Alfa Romeo Stelvio QV

Primeiras impressões

Por dentro, o Alfa Romeo Stelvio QV oferece uma experiência praticamente idêntica à do Giulia Quadrifoglio, com alguns materiais em fibra de carbono, bancos esportivos cobertos de uma combinação de couro e Alcântara. Atrás da direção, grandes paletas de alumínio garantem trocas de marchas manuais. A qualidade dos materiais e montagem é melhor, na comparação com outros carros da marca, como MiTo ou Giulietta.

A cabine está cheia de detalhes capazes de agradar o motorista, como as formas caprichosas dos painéis e o botão vermelho de partida localizado no volante. Por outro lado, a experiência de operar qualquer botão e a interface do sistema multimídia, além de alguns pontos relacionados à ergonomia, jogam contra o Stelvio. Já o espaço nos bancos traseiros e no porta-malas é mais do que suficiente e o carro cumpre plenamente a função de um SUV familiar. A posição de condução é obviamente mais alta em comparação com o Giulia, mas não tanto.

Foto: Divulgação
Alfa Romeo Stelvio QV

A suspensão é bem firme e em estradas irregulares os passageiros sofrem um pouco, mas nada sério também. A verdade é que o Stelvio QV convida seu motorista a acelerar com força e desfrutar de um ronco violento que emana do V6 e entrega muito da fúria do motor. E já na primeira curva, nota-se que a inconveniência de uma suspensão mais firme para o conforto se traduz em grande virtude, já que controla perfeitamente as rolagens da carroceria.

O sistema de tração integral funciona tão bem que a aderência parece interminável. Instiga ao condutor cometer certos abusos, para tentar desequilibrar o carro e ver como ele se sai.  A natureza de SUV, mais alto e pesado, parece não afetar o desempenho em nenhum instante.

O Stelvio QV transmite tanta confiança que não é difícil olhar várias vezes para o velocímetro apenas para se certificar de que se está mesmo bem acima dos limites de velocidade permitidos. O Stelvio QV é como um bom carro esportivo italiano: não há tanto requinte ou sofisticação, sim uma personalidade única, muito viva e cheia de detalhes que garantem diversão e emoção a cada quilômetro percorrido.