15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Depilação: dê tchau para a lâmina!

  Depilação: dê tchau para a lâmina!

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Depilação: dê tchau para a lâmina!

Compartilhe

Revista L

Depilação: dê tchau para a lâmina!

Cera quente pode ser usada a partir dos 12 anos podendo afinar os pelos mais grossos

Por Núria de Oliveira

18 set 2015 às 07:35 • Última atualização 20 jan 2017 às 18:35

Quando criança, pode ser até bonitinho. “Olha que peludinha!”, as tias mais distantes soltam, sempre finalizando com “vai sofrer quando crescer…”. Pois é. Quando chega a fase da adolescência ter muitos pelos não é tão engraçadinho mais, começa a saga pela depilação perfeita. Nessa odisseia, pode ser que a cera quente seja a melhor saída para obter um bom resultado.

Foto: Dener Chimeli / O Liberal
Luiza trocou a lâmina pela depilação com cera quente

De acordo com a esteticista Josi Caramel, a cera quente é uma boa maneira de dar adeus para os pelos. A melhor idade para iniciar o procedimento é com 12 anos, período em que os hormônios começam a mostrar seu verdadeiro poder sobre o crescimento dos pelos.

Os prós é que o pelo ainda é fino e não mudam de espessura, diferente do que acontece com a depilação com lâmina. “Apesar de surgirem os pelos novos, eles são finos. Não vão ficar com pelos grossos”, defende Josi. No entanto, apesar de ser fino, a especialista não pode confirmar se a dor diminui. “A dor é muito relativa. Tem gente que acha dolorido e tem gente que não sente nada”.

Outra coisa que a depilação com cera quente não garante é a diminuição da quantidade de pelos. “Até uns 18 anos, ainda vão nascer muitos pelos. O legal é que não engrossa, mas para diminuir só a partir dessa faixa etária”, adianta. Resumindo: os prós superam os pontos negativos. Essa tese se comprova com a grande procura deste tipo de depilação por parte das adolescentes. De acordo com a esteticista, as pernas, o buço e as axilas são as partes do corpo que elas querem acabar com os pelos. “A virilha é o lugar que mais demoram para iniciar. Só por volta dos 14 anos”, diz Josi.

Pele mais macia
A estudante Luiza Heineck Leonel, 14, procurou há um ano a depilação com cera quente. “Estava começando a nascer os pelos e preferi não usar lâmina. Já sabia que ela deixava o pelo mais grosso”, conta ela. “Eu gostei da sensação. Deixou a pele mais macia. Senti dor, mas hoje estou acostumada. Até indico para as amigas.”

A orientação é, assim como Luiza, procurar um profissional para depilação com cera quente. Isso porque, segundo Josi, o risco de se machucar tentando reproduzir em casa é grande. “Qualquer depilação com cera o ideal é com especialista para não ocorrer danos muitos graves. Pode se queimar ou machucar a pele”, alerta.

A depilação com cera quente deve ser feita a cada 21 ou 30 dias, para obter um bom resultado. O preço varia de R$ 30 a R$ 80, conforme o local.

Diferença da cera quente com…

Cera fria
Pouco usada pelos profissionais e mais comum na depilação caseira. Costuma vir em papéis ou plásticos que você precisa esfregar antes de ter o contato com a pele. A desvantagem é que este tipo de cera quebra os pelos, já que a quente dilatada os poros e arranca o pelo com a raiz.

Cremes depilatórios
Geralmente tem a mesma função da lâmina. São agressivos e não recomendados pelos profissionais por possuírem substâncias corrosivas que cortam o pelo. Se utilizado em uma região sensível e ficar exposto ao Sol, pode dar queimadura ou machucar a pele.

Lâmina
É ruim porque na maioria das pessoas desencadeia o processo de foliculite (inflamação do pelo).

Laser
A depilação definitiva com laser é feita 1 vez por mês, de 6 a 10 sessões para um adulto. Para um adolescente, é importante entender que, por ainda estar em fase hormonal, vai demorar mais para os pelos sumirem.

Consultoria: Josi Estética