15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Branco, preto, azul ou dourado: qual a cor do vestido?

  Branco, preto, azul ou dourado: qual a cor do vestido?

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Branco, preto, azul ou dourado: qual a cor do vestido?

Compartilhe

Revista L

Branco, preto, azul ou dourado: qual a cor do vestido?

Cor do vestido é um dos assuntos mais comentados na internet e já pode ser considerado um dos maiores memes do ano

Por Núria de Oliveira

27 fev 2015 às 11:22 • Última atualização 20 jan 2017 às 14:41

[\img-1]Falta d’água, aumento de impostos, nada mais importa depois que ontem à noite lançaram na internet a seguinte pergunta: que cor é esse vestido? Aqui na redação do Grupo Liberal de Comunicação o questionamento foi feito para vários colaboradores e maioria respondeu branco e dourado. Mas uma minoria declarou com alto e bom som: é preto e azul.

E agora? A questão, que está sendo a mais comentada na internet e já pode ser considerado um dos maiores memes do ano, foi respondida pela loja que vende a peça. E sim, o vestido realmente é preto e azul. E pasmem: a loja britânica parece ter recibo centenas de ligações desde ontem de pessoas em polvorosas querendo saber a cor real do vestido.

No Buzzfeed, o neurocientista Bevil Conway, explicou que a diferença tem a ver com as três tonalidades que enxergamos ao longo do dia, que cria um eixo cromático que varia entre um vermelho/rosado do amanhecer, passando por um azul/branco do meio-dia e um crepúsculo avermelhado. Na hora de reconhecer a cor do vestido, há um desconto dessas tonalidades: azul para quem enxerga o vestido branco e dourado, e dourado para quem enxerga as cores azul e preto.

Existe uma teoria de que quem enxerga branco e dourado é mais velho e observador. E aí? Qual a cor do vestido?