15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Insatisfação com o tamanho corporal entre adultos jovens

  Insatisfação com o tamanho corporal entre adultos jovens

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Insatisfação com o tamanho corporal entre adultos jovens

Compartilhe

Revista L

Insatisfação com o tamanho corporal entre adultos jovens

Por Agência Estado

20 jan 2015 às 07:00 • Última atualização 20 jan 2017 às 14:47

A imagem corporal é definida como a visão subjetiva de uma pessoa sobre a sua aparência física baseada a auto-observação em relação a satisfação com o tamanho corporal. Fatores relacionados com a percepção da imagem corporal incluem a auto-estima, o bem-estar, a aceitação nos grupos sociais, oportunidades de trabalho, maior produtividade, crescimento econômico e performance psicossocial. A insatisfação corporal pode ser uma consequência de um aumento na incidência de sobrepeso nas décadas recentes. estudos revelam que a prevalência da insatisfação corporal, definida como um tamanho corporal considerado maior pela pessoa do que o desejado, é até 90% em adultos jovens.

Todos esses estudos encontraram uma maior prevalência de insatisfação corporal entre mulheres. Essa alta prevalência também está presente em pessoas sobrepesas e em pessoas com status nutricional adequado o que é preocupante e merece uma atenção maior. Recomendações distintas para homens e mulheres de acordo com as suas condições sócio-econômicas são necessárias, especialmente em relação ao poder aquisitivo e educação dessa população. É necessário entender como a insatisfação corporal começa em populações de adultos jovens e quais fatores estão associados com a mesma a fim de desenvolver estratégias que encorajam a adoção de estilos de vida saudáveis e promovam uma melhor qualidade de vida em todos os estágios da vida.

Referências

MINTEM, G.C. et al. Body size dissatisfaction among young adults from the 1982 Pelotas birth cohort, European Journal of Clinical Nutrition, v.69, p.55-61, 2015.

Por Joyce Rouvier