15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Evite excesso de peso nas mochilas dos pequenos

  Evite excesso de peso nas mochilas dos pequenos

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Evite excesso de peso nas mochilas dos pequenos

Compartilhe

Bem-Estar

Evite excesso de peso nas mochilas dos pequenos

Pais devem ficar atentos para evitar que o excesso de peso possa interferir na postura e no desenvolvimento da coluna da criança

Por Da Redação

17 mar 2019 às 14:16

Foto: Divulgação
extremamente importante que a regulagem da mochila seja feita de forma correta

De acordo com o ortopedista, especialista em coluna, Antonio Krieger, os pais devem ficar atentos para evitar que o excesso de peso possa interferir na postura, no desenvolvimento da coluna, e até mesmo, para evitar dor nas costas dos pequenos. Segundo ele, uma boa dica é avaliar o peso total da mochila. “O peso da mochila completa não deve passar de 10% do peso da criança”, orienta Krieger.

Como exemplo ele cita uma criança que tem quinze quilos, com aproximadamente, quatro anos de idade . “O ideal é que essa criança não carregue mais do que um quilo e meio nas costas. Se passar disso, começa a sobrecarregar ombros e coluna”, explicou.

É importante lembrar que o peso da própria mochila também deve ser considerado. “Muitas mochilas que têm armação e rodinha, ultrapassam esse peso vazias”, afirmou Krieger. Para ele, as mochilas de rodinhas, que podem ser puxadas, são uma alternativa para evitar sobrecarga na coluna.

Também é extremamente importante que a regulagem da mochila seja feita de forma correta. “Deve-se sempre usar as duas alças nos ombros, já que carregar em apenas um ombro pode provocar um desequilíbrio e piorar a postura. As alças da mochila devem ficar bem coladinhas às costas, sem ficar chacoalhando ou batendo no corpo”, reforça o ortopedista.

Os pais também devem observar se o tamanho das mochilas se adequa a criança. “Ela deve cobrir as costas e parar na altura da cintura. Se chegar na altura do bumbum ou para baixo disso, está muito grande e vai acentuar a lordose, a curva normal que nós temos na parte de baixo da coluna – o que acaba machucando”, explicou Krieger.