15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Como tornar o café um aliado para o coração

  Como tornar o café um aliado para o coração

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Como tornar o café um aliado para o coração

Compartilhe

Bem-Estar

Como tornar o café um aliado para o coração

Especialistas recomendam a ingestão de três xícaras por dia, quando não existe restrição médica para o seu consumo: benefício para a saúde

Por Assessoria de imprensa

24 abr 2018 às 07:36 • Última atualização 24 abr 2018 às 18:23

Com tantas datas comemorativas que temos entre os 365 dias do ano, seria injusto não existir uma data especial para o queridinho das manhãs: o café. No dia 14 de abril celebrou-se o Dia Mundial do Café que, consumido em doses regulares pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, pois suas substâncias antioxidantes eliminam os radicais livres e ajudam na resposta do sistema imunológico.

O café tem como seu principal composto ativo a cafeína, responsável por estimular o sistema nervoso central e ajudar seus apreciadores a manterem-se mais acordados e concentrados, amenizando os resquícios de uma noite mal dormida. Especialistas recomendam a ingestão de três xícaras de 40ml por dia quando não há restrição médica.

Foto: Henner Zeller / Creative Commons
A cafeína é responsável por estimular o sistema nervoso central

A diretora do departamento de Nutrição da Socesp – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Nagila Damasceno, afirma que o consumo moderado do café é benéfico para a saúde cardiometabólica, pois diminui o risco de mortalidade cardiovascular e os níveis elevados de pressão arterial. “Mas se consumido em doses exageradas, os pacientes com alterações cardiovasculares podem apresentar resultados adversos, como o aumento do nível de colesterol circulante, perda de sono durante as noites e arritmia cardíaca”, alerta a nutricionista.

Elizabeth Torres, professora de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP chama atenção para os cuidados com a adição de açúcar no café e ressalta que a quantidade ideal para ingestão é de no máximo 5g de açúcar para cada 40ml de café. “Para os diabéticos, uma maneira de adoçar a bebida sem prejudicar a saúde é consumir o adoçante do tipo Stevia, que é natural à base de planta e possui baixo teor de sódio. “Outros tipos de adoçantes naturais podem ser usados, embora seja preciso certa cautela, pois podem causar efeitos não desejados em pessoas diabéticas”, completa a especialista.

Confira essa e outras curiosidades que circulam pelo mundo:

  1. O café é a 2ª bebida mais consumida no mundo, perdendo somente para a água.
  2. O café é o 2º produto mais comercializado no mundo, perdendo somente para o petróleo.
  3. O café expresso foi criado em 1906 pelo guatemalteco George Washington.
  4. O cappuccino recebeu essa denominação em associação aos capuzes usados pela Ordem dos Capuccinos.
  5. O Brasil produz 30% do café mundial, mas é a Alemanha o 1º produtor de derivados do café.
  6. Estima-se que cada brasileiro consuma, em média, 1200 xícaras de café por ano.