15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Atividade física em adolescentes

  Atividade física em adolescentes

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Atividade física em adolescentes

Compartilhe

Revista L

Atividade física em adolescentes

Por Agência Estado

07 abr 2015 às 07:00 • Última atualização 20 jan 2017 às 15:09

A influência social é um dos fatores associados à prática de atividade física em adolescentes, e se caracteriza pela influência exercida pelos pais, amigos, professores, parentes, dentre outros grupos, sobre a atividade física, podendo ocorrer de forma direta ? por meio modelação do comportamento, e indireta, por meio do fornecimento de apoio social. A prática de atividade física e o apoio social dos pais e dos amigos representam as formas de influência social mais frequentemente estudadas em adolescentes.

Nesse sentido, entende-se que a atividade física dos pais e dos amigos atuaria como um modelo para a prática dos adolescentes – influência indireta. Desse modo, adolescentes – influência indireta. com pais e/ou amigos fisicamente ativos seriam mais prováveis de serem mais ativos, mas os resultados dos estudos ainda são inconclusivos a esse respeito. Entre os adolescentes mais velhos, é esperado que a atividade física dos pais tenha menor influência direta na atividade física dos filhos, pois, geralmente, as atividades destes são realizadas na ausência dos adolescentes, reduzindo as oportunidades de aprendizagem por observação. Em contrapartida, com o passar dos anos, os adolescentes tendem a se espelhar mais em seus amigos, pois, na adolescência, estes se tornam naturalmente as pessoas mais próximas, com as quais eles compartilham atitudes, normas, valores e preferências, o que acaba influenciando na adoção de vários comportamentos, incluindo a atividade física.

Intervenções para aumentar a atividade física dos adolescentes devem incluir ações no sentido de estimular a participação dos pais e dos amigos nas mesmas, facilitar e criar oportunidades de práticas conjuntas desses grupos com os adolescentes, esclarecer sobre a importância do apoio social deles, e orientá-los sobre como oferecer diferentes
formas de apoio social para a prática de atividade física.

Referências

CHENG, L.A. et al. Physical activity in adolescents: analysis of social influence of parents and friends, J Pediatr (Rio J)., v.90, n.1, p.35-41, 2014.

Por Joyce Rouvier