Incêndio em área verde evacua empresa em Americana

Um incêndio de grandes proporções em uma área verde na região do bairro Vila Bertini III, […]


Um incêndio de grandes proporções em uma área verde na região do bairro Vila Bertini III, em Americana, provocou na tarde desta segunda-feira a evacuação de uma empresa de sorvetes localizada no bairro. Um funcionário passou mal com a fumaça e precisou de atendimento médico. Pelo menos três brigadas de incêndio das empresas próximas à área atingida precisaram auxiliar no combate ao fogo junto com bombeiros e funcionários da Prefeitura.

O incêndio começou no final da manhã e chamou a atenção por conta da fumaça negra que podia ser vista a quilômetros de distância. Moradores ouvidos pelo LIBERAL relataram que o fogo teria surgido em uma área de vegetação do bairro Residencial Jaguari – o que não foi confirmado pelas autoridades. Por conta da baixa umidade do ar e dos ventos, o incêndio se alastrou rapidamente pela mata que fica no fundo das empresas Skimoni, Goodyear e Greiner Bio-One.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Pelo menos três brigadas de incêndio das empresas próximas à área atingida precisaram auxiliar no combate ao fogo junto com bombeiros
A Goodyear informou que o fogo alcançou uma barreira de pneus localizada entre a pista do campo de provas da empresa e a mata, o que causou a fumaça negra. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, o fogo não atingiu a pista nem as instalações da fábrica, que não teve o funcionamento afetado.

Na Skimoni, funcionários tiveram que sair da empresa e a brigada de incêndio precisou atuar. O fogo atingiu uma área de mata ao lado de uma das paredes da fábrica. Um dos funcionários passou mal e foi encaminhado para o PAI Zanaga, supostamente com intoxicação pela fumaça. A Secretaria Municipal de Saúde não informou o estado de saúde dele. Nenhum representante da Greiner foi encontrado para comentar o assunto.

O tamanho da área atingida não foi informado. Em nota, a Defesa Civil de Americana afirmou apenas que o fogo atingiu um “raio de 3 quilômetros” a partir da Vila Bertini. No local, a reportagem do LIBERAL observou áreas queimadas desde o Residencial Jaguari até a Rodovia Anhangüera (SP-330), nas proximidades da Goodyear, que chegou a ficar coberta pela fumaça.

Defesa Civil cogitou até avião para combater fogo
A fumaça que saía das matas da Vila Bertini chamou a atenção de muitos moradores durante a tarde de segunda-feira. Muitos acreditavam que o fogo havia atingido a Goodyear, uma das maiores indústrias da cidade. “Incêndio igual a esse nunca teve por aqui, não”, comentou o contramestre João Sérgio do Nascimento, que observava a mata queimando da Rua Jorge Gustavo Bergren, na Vila Mariana, onde mora há 27 anos.

A proporção do incêndio fez até com a que o coordenador da Defesa Civil de Americana, Fred Alves, procurasse apoio de um avião da Defesa Civil do Estado, o que não foi possível porque o convênio do órgão estadual com a empresa prestadora do serviço aéreo havia vencido no mês anterior, segundo ele. Alves, no entanto, disse que descartou a possibilidade depois de concluir que a atuação pelo chão das brigadas e dos bombeiros daria conta. Ele criticou a “falta de educação ambiental” de parte da população, que incendeia lixo em terrenos baldios. “Não tem a percepção do risco ou do problema que pode ocasionar”, disse. Até o início da noite, bombeiros ainda controlavam alguns focos de incêndio nas proximidades das empresas.


Warning: array_pop() expects parameter 1 to be array, boolean given in /var/www/vhosts/liberal.com.br/httpdocs/wp-content/themes/liberal/parts_function/layout-helper.php on line 530

Warning: Creating default object from empty value in /var/www/vhosts/liberal.com.br/httpdocs/wp-content/themes/liberal/parts_function/layout-helper.php on line 531
LIBERAL VIRTUAL Acesse agora