15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Com prisão pedida no exterior, Teixeira pode ter mesmo destino de Eduardo Cunha

  Com prisão pedida no exterior, Teixeira pode ter mesmo destino de Eduardo Cunha

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Com prisão pedida no exterior, Teixeira pode ter mesmo destino de Eduardo Cunha

Compartilhe

CBF

Com prisão pedida no exterior, Teixeira pode ter mesmo destino de Eduardo Cunha

PGR considera solicitar às Justiças estrangeiras que transfiram os casos para o Brasil, com o compromisso de que ele seja investigado e processado

Por Agência Estado

18 jul 2017 às 18:00 • Última atualização 18 jul 2017 às 19:47

Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil
Procuradores federais brasileiros já receberam informações extraoficiais de que a Justiça de Madri emitiu uma ordem internacional de prisão contra o brasileiro

Com ordens de prisão emitidas na Espanha e nos Estados Unidos, o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira pode ter o mesmo destino do ex-presidente da Câmara de Deputados Eduardo Cunha. A Procuradoria-Geral da República considera solicitar às Justiças estrangeiras que transfiram os casos para o Brasil, com o compromisso de que ele seja investigado e processado no País.

Foi desta forma que a PGR conseguiu convencer a Suíça a transferir centenas de páginas de provas sobre suspeitas relacionadas a Cunha ao Brasil. Berna, entre 2014 e 2015, investigou o ex-político brasileiro e abriu um inquérito por corrupção passiva. Mas, mesmo se o condenasse, não conseguiria convencer as autoridades brasileiras a entregá-lo. Pelas leis nacionais, o Brasil não extradita seus cidadãos.

A Suíça, assim, entregou as provas sobre as contas secretas de Cunha e os procuradores brasileiros conseguiram processar o deputado, inclusive por evasão. Agora, o mesmo cenário deve ocorrer com Teixeira, mas desta vez com a Espanha. Uma vez mais, a evasão pode ser a brecha utilizada.

Nesta semana, procuradores federais brasileiros já receberam informações extraoficiais de que a Justiça de Madri emitiu uma ordem internacional de prisão contra o brasileiro. Ele já tinha o mesmo pedido vindo dos EUA.

De acordo com fontes em Brasília, quando o pedido oficial de extradição ocorrer, a PGR dirá que não o entregará. Mas irá se oferecer para fazer a persecução penal. Se houver um acordo, Madri então irá transferir o processo, com todos seus documentos, extratos bancários e gravações, ao Brasil.

Nesse momento, Teixeira então poderia ser detido no Brasil, como ocorreu com Cunha. Nos bastidores, os procuradores de ambos os lados do Atlântico estão estudando formas de tornar oficial o procedimento, depois que o brasileiro foi considerado pelos procuradores em Madri como um dos pilares de uma “organização criminosa”.

Conforme o Estado revelou ainda em 2013, acordos secretos permitiram que a renda dos jogos da seleção brasileira fosse desviada para uma empresa em nome de Sandro Rosell, aliado de Teixeira e ex-presidente do Barcelona. No mês passado, Rosell foi preso e a Justiça espanhola apontou que parte do dinheiro que ia para sua empresa, a Uptrend, terminava com o próprio Teixeira. “Durante 2010, Teixeira e sua mulher eram detentores de dois cartões Visa Platinum, com contas da Uptrend em Andbank”, apontou a Justiça espanhola.

“Resulta da investigação que, de sua posição de presidente a CBF, (Teixeira) influenciou na concessão de direitos audiovisuais aos jogos da seleção, e, enquanto isso, por trás e para o prejuízo da CBF, Rosell negociava um contrato de intermediação”, apontou o documento do processo do caso do ex-dirigente catalão.

Os investigadores concluem, portanto, que “parte dos fundos não foi para a CBF, senão que, de uma forma fraudulenta, foram ao próprio Teixeira”. De acordo com a Audiência Nacional, na Espanha, os fatos apurados levam a crer que o brasileiro acabaria sendo o “destinatário do dinheiro, e não a Confederação (CBF)”.

As autoridades espanholas ainda chegam à constatação de que o delito de Teixeira foi “a apropriação por parte do presidente da CBF dos fundos pagos para obter os direitos dos partidos jogados pela seleção brasileira”.

Desde a prisão de Rosell, a defesa de Ricardo Teixeira tem negado qualquer tipo de irregularidade.

A insistência do brasileiro em declarar sua inocência não convenceu a juíza Carmen Lamela, da Audiência Nacional, que pediu sua prisão. “Teixeira obteve, de forma indireta, mediante a um emaranhado societário que se nutria da renda do acordo da ISE para a Uptrend, grande parte dos 8,3 milhões de euros que a ISE transferiu para a Uptrend pela suposta intermediação desta última”, afirmou. A decisão da juíza seria do dia 12 de junho.

A ordem foi dada 15 dias depois da prisão de Rosell e quando os procuradores Vicente González Mota e María Antonia Sanz solicitaram que a Audiência Nacional emitisse a decisão de captura ao brasileiro.