15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  ‘Via Crucis’ inicia sua 21ª edição nesta terça em casa nova

  ‘Via Crucis’ inicia sua 21ª edição nesta terça em casa nova

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  ‘Via Crucis’ inicia sua 21ª edição nesta terça em casa nova

Compartilhe

é hoje!

‘Via Crucis’ inicia sua 21ª edição nesta terça em casa nova

Mudança para o pátio da Usina Santa Bárbara fará com que o espetáculo barbarense seja ainda maior que em anos anteriores

Por Karina Pilotto

27 mar 2018 às 08:09 • Última atualização 27 mar 2018 às 08:10

Nesta terça-feira, a cidade cenográfica do espetáculo “Via Crucis” de Santa Bárbara d’Oeste ganhará vida. A 21ª edição da montagem ocorre hoje para convidados e imprensa, e para o público geral será encenada gratuitamente entre 28 de março e 1º de abril, sempre às 20h. Pela primeira vez, a produção que retrata a passagem de Jesus Cristo na Terra será realizada no pátio da Usina Santa Bárbara.

As expectativas da organização do espetáculo estão altas para esta edição. Já que, com a mudança do CSU (Centro Social Urbano) para a Usina Santa Bárbara, o espetáculo ocorre em sua maior edição. A equipe espera alcançar público igual do ano passado, de 37 mil pessoas, porém em somente seis dias de apresentações, incluindo a pré-estreia. Outro diferencial desta 21ª primeira edição é a arquibancada, que terá 50 metros de extensão e oito metros de profundidade, o que atende público de três mil pessoas sentadas por noite.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
A equipe espera alcançar público de 37 mil pessoas nos seis dias de apresentações

O orçamento para realização da montagem deste ano também é o maior, de R$ 450 mil, viabilizado por meio do Proac (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e Lei Rouanet, do Minc (Ministério da Cultura), com incentivos fiscais. Estes detalhes estão no suplemento “Via Crucis”, publicado pelo LIBERAL no último domingo.

A parceria do Grupo Liberal de Comunicação com a montagem já dura 13 anos e se mantém por meio da cobertura que será realizada no decorrer do evento pelo jornal, rádio VOCÊ (AM 580), no portal e nas redes sociais. “A pré-estreia será uma noite muito especial, quando pela primeira vez nossa obra será recebida por olhares que não são os nossos. As expectativas são de ver este resultado lindo cumprindo seu papel, provocando os espectadores a refletirem sobre a nossa responsabilidade pela condição do mundo”, celebra a coordenadora geral do espetáculo, Lays Ramires.

Não adianta ter uma cidade cenográfica que remete aos tempos de Jesus Cristo, atuações bem coordenadas, se os figurinos e maquiagens não condizem com o espetáculo. Estes detalhes fazem toda a diferença no espetáculo “Via Crucis” e devem surpreender o público da 21ª edição.

Os mais de 300 figurinos da produção são assinados por Isabel Zeido Graciano. Parte das peças foram reaproveitadas da edição anterior, porém receberam novos elementos. Outros foram criados “do zero”, como o do personagem Anjo da Guerra, do ator Jayro da Silva.

“O conceito que norteia a concepção desse figurino traz mais elementos do trabalho manual e artístico e menos elementos industrializados”, explica Isabel. Para a figurinista, um dos maiores desafios foi criar a roupa da dança que inicia a apresentação. “É um conjunto de quase 100 atores na abertura do espetáculo, vestidos cada um de forma contemporânea e diversificada, porém todos formando um conjunto coeso em cor e estilo!”, completa.