15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Espetáculo lança ‘visão’ feminina sobre Vinicius de Moraes

  Espetáculo lança ‘visão’ feminina sobre Vinicius de Moraes

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Espetáculo lança ‘visão’ feminina sobre Vinicius de Moraes

Compartilhe

Tributo

Espetáculo lança ‘visão’ feminina sobre Vinicius de Moraes

“Para Viver um Grande Amor” será apresentado neste sábado no Teatro Municipal de Santa Bárbara

Por Rodrigo Pereira

15 mar 2019 às 10:01 • Última atualização 15 mar 2019 às 10:02

Criada em 1980, a partir de um documentário de Benê Barbosa, na Faculdade de Jornalismo da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas, a obra “Para Viver um Grande Amor” avançou para além da academia e ganhou os palcos como espetáculo de teatro que já rodou o Brasil.

Tributo a Vinicius de Moraes, em uma inversão de gêneros que lança um olhar feminino sobre a trajetória e obra do poeta e músico, a obra chega neste sábado ao Teatro Municipal Manoel Lyra, em Santa Bárbara d’Oeste.

Foto: Divulgação
Mote do espetáculo é inverter a posição dos poemas dos homens para as musas do “poetinha”

Diretor geral da peça, Benê explica que após sua criação, o espetáculo teve uma pausa, voltou a circular entre 2001 e 2011, e foi novamente retomado em 2018.

“O que a gente faz é inverter essa posição do homem e da mulher. O Vinicius brincava muito com a mulher. Muita gente pega trechos do que ele falava como se fosse uma verdade, como ‘me desculpem as feias, mas beleza é fundamental’, mas não sabem que na sequência ele descreve o que é belo e não está falando da beleza estética”, conta o diretor.

O elenco é formado por Ângela Azevedo, Daniela Fischer, Fernanda Barbosa e Júlia Oliveira e os músicos são Joaquim Isaac, Adilson Beleza e Alê. A direção musical é de Rudah.

Com música ao vivo e cantada sem microfones pelas quatro atrizes – o que lhe dá a atmosfera descontraída da mesa de um bar -, o espetáculo conduz o público, através das canções e narrativa poética, às diversas fases e faces de Vinicius de Moraes, desde a sua participação, em 1928, em um movimento antimodernista, até o Vinícius poeta do cotidiano, das mulheres e dos parceiros.

“A cada nova música ou poema, uma nova personagem surge. Fazemos (as quatro), homens, mulheres, meninos e meninas. Tem um momento infantil, outro de mãe, outro de mulher sensual, contestadora, de cores variadas, nos entristecemos nuns momentos, brincamos e rasgamos o riso no rosto de cada espectador”, conta Daniela.

ACONTECE: O espetáculo musical “Para Viver um Grande Amor” vai ser apresentado neste sábado, a partir das 20h30, no Teatro Municipal Manoel Lyra (Rua João 23, Centro). Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e podem ser comprados na bilheteria ou em https://megabilheteria.com.