15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Americana recebe primeiro teatro móvel solar

  Americana recebe primeiro teatro móvel solar

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Americana recebe primeiro teatro móvel solar

Compartilhe

inédito

Americana recebe primeiro teatro móvel solar

Teatro se inspira em trupes europeias de séculos passados e já viajou por cerca de 200 cidades; programação ocorre entre segunda e quarta-feira

Por Rodrigo Pereira

04 nov 2018 às 09:44

O primeiro teatro móvel solar do Brasil estaciona na próxima segunda-feira em Americana. Inspirados nas trupes da commedia dell’arte, que cruzavam a Europa entre os séculos 15 e 18 em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Cortejos, oficinas de produção de bonecos, apresentações e interações com artistas locais estão na programação gratuita, que vai até a próxima quarta-feira, no Campo de Futebol do bairro São Manoel.

Foto: Rodrigo Montaldi
O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, com o patrocínio da CCR AutoBAn

As apresentações são realizadas em praças e espaços públicos. O projeto tem dez anos de estrada e foi visto por mais de 400 mil espectadores em cerca de 200 cidades brasileiras. Em 2015, os criadores inovaram: decidiram gerar a eletricidade para iluminar o palco e deram vida ao primeiro teatro móvel solar do Brasil. “Instalamos módulos fotovoltaicos no nosso contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica. Com ela suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos. Estamos utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura”, explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do Teatro a Bordo.

Ainda assim, segundo Talita, outras fontes são necessárias para o funcionamento dos equipamentos de sonorização. “Contamos com um sistema híbrido, que utiliza gerador e energia solar. Desta forma, podemos atender a públicos de até duas mil pessoas em uma única apresentação”, completa.

Foto: Rodrigo Montaldi
Cortejos, oficinas de produção de bonecos, apresentações e interações com artistas locais estão na programação gratuita

O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, com o patrocínio da CCR AutoBAn, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, em uma realização da BERTHI Produção e Arte e apoio local da prefeitura. “Viajar com o caixola tem sido fantástico, pois em cada cidade que chegamos percebo o quanto esse projeto é admirado e esperado pela população. De sol a sol levando alegria por onde passa, o Teatro a Bordo tem a magia de cativar o público encenando suas histórias pelo Brasil”, conta o ator da trupe artística, Hélder Nascimento.

A experiência também proporciona reencontros. “Comecei a trabalhar em Piracicaba e hoje revisito, junto com o Teatro a Bordo, as muitas paisagens que fazem parte da minha história, do meu caminho. Cada cantinho por onde passei”, conta o palhaço e ator Plínio Augusto.

Confira a programação na cidadE:

Segunda-feira
9h00 às 16h00: Cortejo de chegança dos artistas nas escolas
15h00: Oficina de confecção de bonecos brincantes
17h00: Cortejo de chegança dos artistas no bairro

Terça-feira
10h00: Oficina de confecção de bonecos brincantes
15h00: Teatro: “A Princesa e o Gigante”
18h00: Apresentação de artistas da cidade
19h00: Apresentação de vídeo
19h30: Teatro: “De Sol a Sol”

Quarta-feira
10h00: Teatro: “A Princesa e o Gigante”
14h00: Oficina de conceção de bonecos brincantes
15h00: Teatro: “Embornal de Histórias”

O Campo do bairro São Manoel fica na Rua São Sebastião, 100, bairro Cariobinha