15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  ‘A Invenção do Amor’ é atração no Teatro Iguatemi

  ‘A Invenção do Amor’ é atração no Teatro Iguatemi

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  ‘A Invenção do Amor’ é atração no Teatro Iguatemi

Compartilhe

em campinas

‘A Invenção do Amor’ é atração no Teatro Iguatemi

Maria Clara Gueiros e Guilherme Piva contracenam na peça “A Invenção do Amor”, que será encenada durante este final de semana em Campinas

Por Karina Pilotto

07 abr 2018 às 10:32 • Última atualização 07 abr 2018 às 10:33

As relações amorosas são discutidas pela sociedade “no princípio, agora e sempre”. Na comédia romântica “A Invenção do Amor”, são abordados casais de diversos períodos históricos, sempre revistos pelo Homo Sapiens Croc (Guilherme Piva), e a Mulher Neandertal Nhaca (Maria Clara Gueiros). A peça ocorre no Teatro Iguatemi Campinas neste sábado, às 21h30, e domingo, às 19h. Ao LIBERAL, Maria Clara falou sobre o espetáculo.

A atriz conta que a ideia da comédia foi do diretor Marcelo Valle, que queria falar sobre vários casais da humanidade. Com a participação da autora Tereza Falcão, que assina a dramaturgia com Alessandro Marson, foi desenvolvido o formato atual do espetáculo, em que um casal base, o pré-histórico, transita por diversos períodos da humanidade.

Foto: Renato Mangolin
Maria Clara Gueiros e Guilherme Piva contracenam na peça

“O que eu gosto mais é do casal central da peça, porque é muito inteligente, bem-feito, bem escrito e divertido de fazer. É um casal que ao mesmo tempo vai inventando todas as regras que a gente já conhece hoje em dia, e é uma brincadeira com a atualidade. A gente vê os casais de cutucando na plateia”, conta Maria Clara. Os protagonistas viajam ao tempo, abordando o castelo do Rei Salomão, os tempos de Romeu e Julieta, entre outros momentos. “O homem da pré-história estabelece regras ‘megamachistas’, e a mulher fica se questionando. O texto lida com o machismo justamente para criticá-lo e falar de uma forma superdivertida sobre o que não deve ser feito”, justifica a atriz.

Para ela, os relacionamentos e comportamentos humanos têm mudado na atualidade, com o avanço dos ideais do feminismo e das identidades sexuais. “Acho que tem de tudo hoje, e se Deus quiser a gente vai cada vez mais fugir dessa visão machista e passar para relações igualitárias. O grande lance para mim sobre o desenvolvimento do ser humano é conseguir uma igualdade de direitos, e é justamente sobre isso que a peça fala”.

Após a turnê pelo Brasil, “A Invenção do Amor” será encenada por dois meses em São Paulo. Em julho, Maria Clara estreia uma nova montagem, o espetáculo “Loloucas”, junto a atriz Heloísa Perissé, que também assina o texto, e dirigido por Mauro Farias, marido de Heloísa. E além dos tablados, Maria Clara segue na televisão, participando do programa humorístico “Zorra”, da Rede Globo.

ACONTECE: A peça “A Invenção do Amor” será encenda neste sábado, às 21h30, e no domingo, 21h30. Os ingressos custam entre R$ 35 e R$ 70. O Teatro Iguatemi Campinas fica na Avenida Iguatemi, 777, Vila Brandina. Informações pelo telefone 3294-3166 ou site www.ingressorapido.com.br.