15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Chico Teixeira resgata canções que marcaram sua vida em disco ao vivo

  Chico Teixeira resgata canções que marcaram sua vida em disco ao vivo

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Chico Teixeira resgata canções que marcaram sua vida em disco ao vivo

Compartilhe

Música

Chico Teixeira resgata canções que marcaram sua vida em disco ao vivo

Filho de Renato Teixeira lança “Raízes Sertanejas Ao Vivo”, trabalho que conta ainda com a participação de Sérgio Reis

Por Guilherme Magnin

11 jun 2018 às 18:17

Raízes lembra o lugar de onde viemos. Ou ainda, de forma mais metafórica, onde nossos pés estão plantados para sempre. Foi por linha de raciocínio que nasceu o show “Raízes Sertanejas”, do cantor e compositor Chico Teixeira, que agora vira um disco ao vivo lançado pela lendária gravadora Kuarup.

A série de dez apresentações teve início em 2016 percorrendo várias cidades do interior e terminou na capital no final do ano passado, em um concerto no Auditório Ibirapuera, com direito a transmissão da TV Cultura. É desse dia as gravações que deram origem ao disco que agora desembarca no mercado.

Foto: Divulgação
Cantor e compositor Chico Teixeira

No repertório estão canções que de alguma forma ajudaram na formação artística de Chico Teixeira, como “Cuitelinho” (Antonio Xando – Paulo Vanzolini), “Jardim da Fantasia” (Paulinho Pedra Azul), “Ventania” (Geraldo Vandre – Hilton Acioli) e “Eu Apenas Queria que Você Soubesse” (Gonzaguinha).

“Foi bem difícil escolher esse repertório. Chegamos a separar 70 músicas para ensaiar. Mas todas elas tinham uma coisa em comum: uma ligação profunda comigo”, confessa o cantor.

As músicas que ficaram mesclam clássicos da cultura caipira, do samba e composições próprias de Chico, que após 15 anos tocando com o pai, está em seu quarto trabalho solo, de certa forma dando seguimento à obra de Renato, de resgatar a mais pura cultura do interior do Brasil, com pitadas de folk e MPB (Música Popular Brasileira).

Dois nomes de peso fizeram participações especiais neste show. Um é o próprio Renato Teixeira. E o outro é Sérgio Reis. E até nisso há um toque de resgate da própria existência. “Conheço o Sergião desde criança. Ele ia sempre lá em casa e participou dos alguns dos shows desse projeto também no interior. Já meu pai é uma influência muito forte tanto na minha vida quanto na minha música”, ressalta.

Turnê turbinada

Mas quem gostar do disco vai ter novas chances de ouvir essas canções ao vivo. E não só elas. “Vamos voltar com o ‘Raízes’ para a estrada. E desta vez com um repertório mais turbinado. Tem composições de Zé Geraldo, Gerraldo Roca, por exemplo, que ficaram de fora do disco, mas que eu adoro”, adianta.

E a turnê, claro, terá passagens pelo interior paulista novamente. “É um lugar importante não só para a minha vida, como para a cultura brasileira. E os teatros são lindos, o povo muito receptivo”, elogia.