15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Santa Bárbara vai construir biblioteca ao lado do novo Terminal Urbano

  Santa Bárbara vai construir biblioteca ao lado do novo Terminal Urbano

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Santa Bárbara vai construir biblioteca ao lado do novo Terminal Urbano

Compartilhe

obra

Santa Bárbara vai construir biblioteca ao lado do novo Terminal Urbano

A obra terá início nas próximas semanas em um terreno na esquina das ruas Campos Sales e Prudente de Moraes

Por Marina Zanaki

15 maio 2018 às 08:44 • Última atualização 15 maio 2018 às 08:45

Uma das principais dicas para quem busca aumentar o tempo de leitura é encaixar o hábito em todo o tempo disponível. Especialistas orientam a sempre ter um livro na bolsa e ler em todo o momento de espera, como em filas, consultórios e pontos de ônibus. Utilizando esse critério, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, em parceria com a iniciativa privada, vai inaugurar no segundo semestre deste ano uma biblioteca ao lado do novo Terminal Urbano. A ideia, segundo o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Félix, é justamente oferecer uma oportunidade de contato com a literatura aos usuários do transporte público em brechas na correria do dia-a-dia.

A biblioteca será instalada dentro de um contêiner, que vai contar com isolamento acústico e térmico. No total, serão mais de 500 metros quadrados de área construída, com espaços para leitura, estudo, conveniência, contação de histórias e estímulo ao hábito de ler. O espaço vai receber o acervo de 54 mil livros que hoje está na biblioteca central da cidade, mas já existe uma lista de novos exemplares que foram sugeridos pelos usuários e devem ser adquiridos pela prefeitura. “O terminal urbano é um lugar de grande rotatividade de pessoas, que ficam esperando ônibus, trocando de linhas, e tem um ‘tempinho’ na correria. A ideia é que essa biblioteca atinja quem não teria o hábito de frequentar, incentivando assim o hábito de leitura”, disse Evandro.

Foto: Divulgação
Projeto da nova biblioteca de Santa Bárbara, que será construída ao lado do Terminal Urbano

O prédio onde atualmente funciona a biblioteca central é dividido em salas. O imóvel era o antigo paço municipal, então a literatura foi adaptada ao espaço disponível. Na nova biblioteca, o ambiente será projetado especificamente para receber livros e leitores. Será um espaço amplo, arejado e construído exclusivamente para ser uma biblioteca, segundo o secretário.

Nessa nova estrutura, será possível a realização de projetos que incentivem a leitura. Evandro contou que eles ainda estão na fase de planejamento, mas adiantou que está prevista a realização de atividades aos finais de semana e que envolvam o Projeto Recitar, no qual estudantes são estimulados a produzir e apresentar ao público poesias.

“As bibliotecas mudaram – não são mais espaços silenciosos. Vemos que são ambientes dinâmicos, com pessoas de diversas idades, desenvolvendo leitura, pesquisa, estudos e atividades diversas. Esse é um espaço conectado ao cotidiano dos nossos tempos”, disse o secretário.

A obra da nova Biblioteca Pública terá início nas próximas semanas no terreno na esquina das ruas Campos Sales e Prudente de Moraes. Santa Bárbara d’Oeste conta ainda com duas outras bibliotecas – no Centro Cultural Professor Léo Sallum, na Cidade Nova; e no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Planalto do Sol 2.