15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Hospital Estadual é o primeiro do interior do país a conquistar certificação internacional

  Hospital Estadual é o primeiro do interior do país a conquistar certificação internacional

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Hospital Estadual é o primeiro do interior do país a conquistar certificação internacional

Compartilhe

Sumaré

Hospital Estadual é o primeiro do interior do país a conquistar certificação internacional

Selo canadense de qualidade e segurança em processos de gestão e assistenciais foi entregue a apenas 43 hospitais brasileiros

Por Isabella Holouka

12 dez 2016 às 19:56

O HES-Unicamp (Hospital Estadual de Sumaré Dr. Leandro Franceschini) é o primeiro hospital do interior do país a conquistar a placa e o certificado da Accreditation Canada International (ACI) com o nível Diamante da metodologia Qmentum. A certificação foi entregue ao reitor da Unicamp, Tadeu Jorge e ao superintendente do Hospital Estadual Sumaré, Luiz Roberto Lopes, nesta segunda-feira. No Brasil, apenas 43 hospitais possuem essa certificação, sendo 31 no Estado de São Paulo e apenas quatro públicos.

Foto: Arquivo/O Liberal
Hospital Estadual Doutor Leandro Franceschini recebeu certificação internacional

De acordo com nota divulgada pelo hospital, a metodologia Qmentum é uma atualização da metodologia Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA), conquistada pelo HES-Unicamp em 2012. A auditoria que confirmou o selo Diamante ocorreu em setembro passado. A entrega da nova certificação foi no auditório do HES-Unicamp com cerca de 150 pessoas entre o diretor da FCM, gestores de outras unidades da Unicamp, docentes, colaboradores, alunos, vereadores e os deputados estaduais Aldo Demarchi e Chico Sardeli.

O programa de Acreditação Qmentum Diamante avalia a qualidade e segurança das instituições em relação aos processos de gestão e assistenciais, pautadas pelas melhores práticas mundiais. Na revisão são avaliados os padrões preconizados pela metodologia e as ROPs (Required Organizational Pratices ou Práticas Organizacionais Exigidas), bem como as ações de melhoria mais eficazes de seus processos, em busca de aprimoramento constante.

Outras certificações

O HES-Unicamp conquistou sua primeira Acreditação ONA em 2002, com o Nível I. Em 2003 foi a vez da ONA Nível II e em 2006 assegurou a Acreditação Nível III, sendo também o primeiro hospital público do país a conquistar a certificação. Até hoje, a unidade foi recertificada em todas as avaliações com a manutenção do nível de Excelência.

A partir de 2010 iniciou o processo de certificação internacional, recebendo a primeira certificação pela Canadian Council on Health Services Accreditation em 2012. A Acreditação é válida por três anos e nesse período os avaliadores realizam visitas anuais.