15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Honda afirma que manterá investimentos em Sumaré

  Honda afirma que manterá investimentos em Sumaré

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Honda afirma que manterá investimentos em Sumaré

Compartilhe

Sumaré

Honda afirma que manterá investimentos em Sumaré

Montadora japonesa inaugurou unidade em Itirapina nesta quarta, para onde vai transferir carros produzidos na região

Por João Colosalle

28 mar 2019 às 09:26

Foto: Divulgação / Honda
Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e executivos da Honda na inauguração da nova fábrica

O presidente da Honda na América do Sul, Issao Mizoguchi, disse nesta quarta-feira, que a montadora vai manter os investimentos na planta de Sumaré. A declaração foi dada durante a inauguração da unidade de Itirapina, para onde será transferida toda a produção de veículos de Sumaré nos próximos anos.

A fábrica na região, que começou a operar em 1997 com a linha de produção do Civic, atuará apenas na fabricação de motores e continuará servindo como sede para o setor administrativo e para o centro de pesquisa e desenvolvimento de automóveis.

O LIBERAL quer saber sua opinião sobre o nosso portal. Acesse o questionário online e nos ajude a melhorar. CLIQUE AQUI PARA RESPONDER A PESQUISA.

“Investimentos necessários nessas áreas vão continuar. Não é que Sumaré vai perder investimento. O que é necessidade, nós vamos continuar fazendo lá”, disse o presidente da Honda, questionado pela reportagem LIBERAL, que esteve na inauguração.

A garantia também foi dada pelo diretor da fábrica de Itirapina, Otavio Mizikami. “Os motores e peças produzidos hoje em Sumaré seguem suprindo a produção de automóveis da Honda do Brasil. Reforço o compromisso de continuar fortalecendo esta e demais áreas que permanecem na cidade”, disse o executivo.

Neste ano, a Honda implantou em Sumaré uma linha de desenvolvimento de moldes para a fabricação de componentes da carroceria. Segundo Mizikami, o investimento proporciona mais competitividade, qualidade e flexibilidade na criação de produtos.

TRANSFERÊNCIA. Pronta desde 2016 e inaugurada nesta quarta-feira com investimento de mais de R$ 1 bilhão, a fábrica da Honda em Itirapina já deu início à produção do modelo Fit. Até o final deste ano, a linha do WR-V também deve migrar para a unidade. Os dois modelos – bem como o Civic, o City e o HR-V – eram feitos em Sumaré.

Para colocar a fábrica em força máxima de operação, com a produção de 120 mil unidades por ano, a Honda deve transferir nos próximos dois anos 2 mil dos 3 mil funcionários da planta de Sumaré. Para dar o “start” na produção em Itirapina, 450 já foram realocados para a nova unidade da montadora.

Após o anúncio da transferência da produção, em abril do ano passado, a montadora iniciou um diálogo com os funcionários para propor a mudança para a região de Itirapina, próxima a São Carlos. Segundo os executivos, pelo menos 90% do quadro teria aceitado a transferência.