15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  SHDias anula 4 questões de concurso de Santa Bárbara

  SHDias anula 4 questões de concurso de Santa Bárbara

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  SHDias anula 4 questões de concurso de Santa Bárbara

Compartilhe

S. Bárbara

SHDias anula 4 questões de concurso de Santa Bárbara

Perguntas de português foram usadas ao menos em quatro provas de Santa Bárbara, mas só houve recurso para uma delas

Por André Rossi

23 mar 2019 às 14:45

A SHDIas Consultoria e Assessoria, responsável pelo concurso público de Santa Bárbara d’Oeste aplicado em fevereiro, cancelou quatro questões de português na prova para assistente social por já terem sido utilizadas anteriormente em outra cidade.

Foto: Divulgação
Em fevereiro, a prefeitura afirmou ao LIBERAL que havia a obrigatoriedade em contrato das questões serem inéditas

Entretanto, as mesmas questões também apareceram nos exames de ao menos outros três cargos e não foram canceladas: fisioterapeuta, psicólogo e veterinário. A justificativa é que houve recurso apenas para a prova de assistente social. O resultado dos recursos, gabarito oficial e classificação final preliminar foram divulgados nesta sexta-feira.

O caso foi revelado pelo LIBERAL em fevereiro, quando a reportagem também mostrou que seis questões da prova para fisioterapeuta foram copiadas do concurso da Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), aplicado pelo Instituto Excelência, de Maringá (PR), em novembo de 2018.

Após a publicação, a SHDias demitiu o profissional responsável pela elaboração da prova. As seis perguntas acabaram canceladas, de acordo com o gabarito oficial.

Já as questões de português eram idênticas às aplicadas no concurso de analista de Recursos Humanos da Prefeitura de Itapevi, em 2015, pela própria SHDias. O candidato deveria ler a letra da canção “Atrás da Porta”, de Chico Buarque, e responder as perguntas, cuja ordem em que aparecem foi alterada.

O LIBERAL apurou que as quatro perguntas aparecem ao menos em quatro exames aplicados em Santa Bárbara: assistente social, fisioterapeuta, psicólogo e veterinário. O caderno de perguntas não foi divulgado e a empresa não confirmou se utilizou as questões nas provas de outros cargos.

Em consulta ao gabarito oficial, é possível verificar que as quatro perguntas só foram canceladas no exame de assistente social. “Após análise dos recursos interpostos, a Banca Examinadora entende por bem cancelar as questões em decorrência de não se tratar de questões inéditas”, cita o documento.

Questionada sobre o motivo das questões não terem sido canceladas nos três outros exames, já que também não eram inéditas, a SHDias justificou que só houve recurso para a de assistente social.

Prazo para recursos é dia 26

O período para recurso da classificação final preliminar termina às 18 horas do dia 26 e deve ser feito exclusivamente pelo site www.shdias.com.br.

Em fevereiro, a prefeitura afirmou ao LIBERAL que havia a obrigatoriedade em contrato das questões serem inéditas. Entretanto, não existe essa determinação no edital que resultou na contratação da empresa.

“A prefeitura falou (que era obrigatório), mas no edital não cita que as questões precisam ser inéditas. Porém, para não causar conflito entre as partes, a SHDias optou por cancelar as questões que haviam sido abertos os recursos”, disse uma funcionária da empresa por telefone.

Ainda de acordo com a SHDias, as questões canceladas não serão consideradas como acertos para todos os candidatos, e a pontuação delas será distribuída igualmente entre as demais questões válidas da prova escrita.

A Comissão Municipal de Recursos informou que “todas as questões alvo de recurso foram analisadas e aquelas identificadas como repetidas de outros concursos foram canceladas”.

O LIBERAL questionou a prefeitura sobre a obrigatoriedade em contrato, mas não houve nenhuma resposta.