15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Santa Bárbara faz campanha para coleta de pneus

  Santa Bárbara faz campanha para coleta de pneus

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Santa Bárbara faz campanha para coleta de pneus

Compartilhe

aedes

Santa Bárbara faz campanha para coleta de pneus

Durante esta semana, qualquer cidadão pode levar o pneu que não usa mais ao Aterro Sanitário Municipal

Por Assessoria de imprensa

14 maio 2018 às 09:11 • Última atualização 14 maio 2018 às 09:12

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste promove entre esta segunda e sexta-feira (18) uma campanha para coleta de pneus, integrando a Semana Estadual de Mobilização para a Coleta de Pneus promovida pelo Governo do Estado de São Paulo.

Durante esta semana, qualquer cidadão pode levar o pneu que não usa mais ao Aterro Sanitário Municipal, localizado na Estrada dos Italianos, 1.800, no Santa Fé, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas, e das 13 às 18 horas.

Com o tema é “Livre-se daquele pneuzinho. Pneu guardado só quem usa é o Aedes. Desapega”, o objetivo é eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, além de destinar corretamente o resíduo, preservando o meio ambiente.

Foto: Prefeitura de S.Bárbara / Divulgação
coleta de pneu

O pneu é um criadouro em potencial do Aedes aegypti pois geralmente acumula água, pelo armazenamento e descarte inadequado. Além disso, tem condições favoráveis ao abrigo e proteção do mosquito. “A campanha atende não somente o meio ambiente, mas também as questões de saúde, evitando que os criadouros sejam mantidos”, disse o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro.

Ponto fixo

Desde 2016 o Município disponibiliza ponto fixo de descarte com caçamba fechada para evitar acúmulo de água e proliferação de doenças, no Aterro Sanitário Municipal. Somente os geradores cadastrados, como borracheiros, mecânicos, bicicletarias, entre outros, podem utilizar o ponto nos outros dias além da semana de mobilização. O cidadão pode levar o pneu inservível até um gerador, que irá descartá-lo de maneira sustentável. Em 2017 foram destinados 245 toneladas de pneus a fabricantes e comerciantes que promovem a logística reversa. Atualmente o Município tem 67 geradores cadastrados.