Prefeitos organizam iniciativas pró-turismo para a RMC

Conselho vai orientar os técnicos a entrarem com o processo na Alesp, visando trazer mais desenvolvimento e dinheiro para a região


Em reunião realizada nesta terça-feira pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), os prefeitos de 20 municípios acertaram uma iniciativa conjunta para criar a primeira Região Metropolitana de Interesse Turístico. Os mandatários discutiram com o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, e representantes do Governo do Estado de São Paulo formas de se adequarem ao programa estadual que garante recursos para o desenvolvimento da área, como equipamentos para Meio Ambiente, serviço de manutenção das cidades e segurança pública.

As cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) estão lutando para se enquadrar no programa estadual desde o início deste ano, através da criação de Conselhos Municipais de Turismo e planos diretores para a pasta. O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Denis Andia (PV) presidiu a reunião que aconteceu na cidade de Pedreira, organizada pela Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).

Foto: Prefeitura de S.Bárbara / Divulgação
Denis Andia, prefeito de Santa Bárbara e presidente do Conselho, discursa durante reunião

Através de sua assessoria de imprensa, a Agemcamp explicou que tem oferecido às prefeituras uma Câmara Temática de Turismo voltada a ajudar e orientar os técnicos municipais a formarem seus dossiês e entrarem com o processo na Assembleia Legislativa.

A agência também informou que na semana que vem o subsecretário Mesquita deve agendar uma reunião com o secretário estadual de Turismo para, junto a alguns prefeitos da região, tentar agilizar as inscrições da RMC. “Para nós é importante a criação de uma Região Metropolitana de Interesse Turístico porque isso traz mais desenvolvimento e dinheiro para a RMC”, explicou a assessoria.

Também foram debatidos na ocasião a prestação de contas do 9º Fórum Internacional de Educação da RMC, evento realizado no mês passado em Campinas, o papel da agência pública Investe São Paulo no desenvolvimento das cidades e dos negócios, o projeto SOS Chuva, da Unicamp e o pacto de aprimoramento da gestão do Suas (Sistema Único de Atendimento Social) e a responsabilização dos municípios nesta área.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora