Nascidos em 2.000 podem se alistar online

O prazo é até dia 30 de junho; alistamento é obrigatório para todo cidadão brasileiro do sexo masculino e segue também às pessoas com deficiência


Este ano, pela primeira vez, os jovens do sexo masculino nascidos em 2.000 e que completam 18 anos podem fazer o alistamento militar pela internet. De acordo com a Junta Militar, órgão da Secretaria de Segurança, o objetivo é facilitar a vida dos jovens cidadãos.

Para fazer o alistamento online é necessário já ter o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). O prazo é até dia 30 de junho. Ao final do processo online, será emitido um número de protocolo, com ele, o cidadão deverá comparecer na Junta de Serviço Militar.

Foto: Prefeitura de Santa Bárbara-Divulgação
Pela primeira vez, jovens podem fazer o alistamento militar pela internet

Na Junta de Santa Bárbara, o jovem ainda deve apresentar xerox de certidão de nascimento e CPF originais e cópias, xerox de comprovante de endereço em nome dos pais do próprio alistado (água, luz ou telefone fixo com data recente) para solicitar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), e posteriormente, realizar o Juramento à Bandeira. Não é mais necessário foto 3×4 do alistado.

Em Hortolândia, a Junta Militar disponibiliza um computador para os jovens que não tenham acesso à internet para que possam efetuar o alistamento online. Os jovens que ainda não têm o CPF devem fazer o alistamento presencial na Junta Militar. A Junta Militar fica no HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, região central. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para mais informações, os interessados devem ligar no número 3965-1427.

Os nascidos em classes anteriores ou pessoas com algum tipo de deficiência deverão comparecer diretamente à Junta. O alistamento é obrigatório para todo cidadão brasileiro do sexo masculino e segue também às pessoas com deficiência física e mental. Quem não o fizer, fica impedido de realizar várias atividades importantes, tais como obter a carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para exercer qualquer função profissional e até mesmo matricular-se ou prestar exame em qualquer estabelecimento de ensino. Os jovens que não fizerem o alistamento militar também não podem tirar passaporte.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora