15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Chuva irá dar lugar para a frente fria

  Chuva irá dar lugar para a frente fria

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Chuva irá dar lugar para a frente fria

Compartilhe

clima

Chuva irá dar lugar para a frente fria

De acordo com o Cptec, a probabilidade de chover na região entre quarta e domingo é de 5%

Por Mariana Ceccon

07 jun 2016 às 10:05

O clima instável e os alertas de tempestade devem deixar a região de Campinas a partir desta quarta-feira (8). Hoje será o último dia chuvoso em Americana, com previsões, de acordo com o Climatempo, para até 27 mm de precipitação ao longo do dia. O Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) também aponta uma mudança no tempo a partir de amanhã. De acordo com o órgão, a probabilidade de chover entre quarta e domingo é de 5%, apesar de o tempo nublado dar poucas chances para o sol voltar a brilhar forte na região.

O adeus a semana de chuva virá acompanhado das boas vindas a uma frente fria e seca que deve derrubar as mínimas na cidade. Na quinta-feira, os termômetros podem ficar abaixo dos 10ºC durante a madrugada. No domingo, a previsão é de mínimas próximas aos 7ºC.

O meteorologista do Cptec, Diogo Arcebo explica que a entrada da massa é responsável por dispersar a umidade dos últimos dias. “A frente fria que está entrando pelo sul do País deve puxar todo esse corredor de umidade, passando pelo sul de Minas [Gerais] e dispersando no oceano. Assim, podemos ter um clima mais típico de Outono, diferente do período chuvoso que São Paulo vem enfrentando”, comentou o especialista. “O sol deve retornar, entre nuvens, fazendo com que as temperaturas, apesar de baixas nas primeiras horas, se elevem rapidamente ao longo do dia”, finalizou Arcebo.

Tempestade
Durante o fim de semana, as cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) voltaram a registrar grandes volumes de chuva. Entre sábado e domingo em Santa Bárbara choveu 59,7 mm e em Sumaré, 72,5 mm. Os outros municípios da região não divulgaram o acumulado do fim de semana, mas Nova Odessa informou que o nível do Ribeirão Quilombo chegou a subir 1,2 metro nos últimos dias. Apesar do grande volume, as únicas ocorrências na região ficaram concentradas em Santa Bárbara. Na Vila Sartori, houve a queda de uma árvore na Rua México e no Santa Alice, o muro de uma casa caiu, na Rua Ernesto Ramelo.