15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Aulas da rede municipal retornam em três cidades

  Aulas da rede municipal retornam em três cidades

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Aulas da rede municipal retornam em três cidades

Compartilhe

educação

Aulas da rede municipal retornam em três cidades

Mais de 41 mil estudantes retornam às salas de aula nesta segunda-feira nas cidades de Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré

Por Da redação

10 fev 2019 às 19:21

Cerca de 41,5 mil alunos da rede municipal de ensino retornam às salas de aula nesta segunda-feira (11) na RPT (Região do Polo Têxtil). O ano letivo será retomado nas cidades de Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré. Em Americana e Hortolândia, as aulas já recomeçaram.

Foto: Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste/Divulgação
15 mil alunos da rede de ensino de Santa Bárbara d’Oeste retornam na próxima segunda-feira (11)

Na semana passada, as 53 escolas barbarenses realizaram os trabalhos de planejamento e organização para receberem as crianças. Desde a última quarta-feira (6), os mais de 2 mil profissionais de Educação atuam nos espaços dos segmentos de Educação Infantil (Creche, Jardim I e II), Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Na primeira semana de funcionamento, os alunos frequentam as unidades em horários diferenciados em período de adaptação. São 15 mil alunos na cidade.

O atendimento às crianças da creche (0 a 3 anos) na segunda-feira será das 6h30 até 9h30. Na terça-feira (12) o funcionamento será das 6h30 às 12 horas. Já na quarta-feira (13) o período encerra às 15h30.

No jardim I e II (4 e 5 anos), a adaptação será nos dias 11, 12 e 13. No período regular da manhã, o atendimento ocorre das 7h30 às 9h30. No atendimento da tarde, o horário será das 13 às 15 horas. Na Educação Integral as aulas atendem das 7 às 11 horas.

Aos alunos do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental, nos dias 11 e 12, o atendimento da manhã será das 7h30 às 9h30 e à tarde das 12h30 às 15 horas. Na Educação Integral o atendimento será das 7 às 11 horas. Os demais dias da semana seguem com o horário normal de aula. As aulas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) iniciam normalmente no dia 11 de fevereiro.

O objetivo da Secretaria de Educação de Sumaré para este ano é manter os projetos em parceria com empresas e atividades extraclasse, que complementam o conteúdo desenvolvido em sala de aula. Além disso, neste ano, as escolas municipais São Judas Tadeu, região da Área Cura, e na EM Magdalena Maria Vedovatto Callegari, região do Maria Antonia, passam a contar com “Ensino em Tempo Integral”, um projeto piloto que vai beneficiar 430 crianças. Além da grade curricular básica, com disciplinas como português e matemática, por exemplo, as crianças terão também à disposição oficinas com atividades culturais, lúdicas e de recreação. A rede do município atende 22 mil alunos.

Logo no início do ano, todas as unidades começaram passar por manutenção e limpeza completa para receber os alunos. Algumas escolas também receberam obras que vão oferecer maior conforto e segurança aos alunos. A Escola Municipal Jardim Denadai, por exemplo, recebeu serviços de troca de pisos e adequação dos banheiros. Já a Escola Municipal André Denadai, no Jardim Santa Carolina – também conhecida por CAIC – contará com nova área de parada para vans escolares e estacionamento aos pais ou responsáveis.

Na parte pedagógica, o projeto “Leitura e Ética na Escola”, desenvolvido em parceria com a Editora Adonis, foi renovado e ampliado, atendendo também em 2019 os alunos dos 6ºs e 7ºs anos, visando incentivar a leitura junto às crianças e trabalhar temas como preconceitos, comportamento e bullying. O projeto inclui também a formação dos professores e visita às dependências da editora para conhecer as etapas da confecção de um livro.

KITS
A Prefeitura de Nova Odessa entregou na última sexta-feira (8) os kits escolares para os alunos da rede municipal de ensino, tantos os estudantes do ensino infantil como os estudantes do ensino fundamental. Foram adquiridos 4,5 mil kits e o investimento ultrapassou a casa dos R$ 690 mil.

Com informações das assessorias de imprensa das prefeituras de Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.