15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Aplicativo da Fundação Procon tem novas funções

  Aplicativo da Fundação Procon tem novas funções

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Aplicativo da Fundação Procon tem novas funções

Compartilhe

Seus Direitos

Aplicativo da Fundação Procon tem novas funções

Aplicativo da Fundação Procon-SP ganhou novas funções, entre elas a possibilidade de fazer reclamações e denúncias documentadas em fotos e vídeos

Por Sabrina Furlan

30 dez 2018 às 11:00 • Última atualização 30 dez 2018 às 11:45

O aplicativo da Fundação Procon-SP ganhou novas funções, entre elas a possibilidade de fazer reclamações e denúncias documentadas em fotos e vídeos. O aplicativo segue disponibilizando, entre as suas funcionalidades, o Código do Consumidor, respostas às dúvidas mais frequentes e lista das empresas mais reclamadas.

Foto: Reprodução / Google Play Store
Novo aplicativo do Procon traz uma série de novidades aos consumidores

“Através do aplicativo o consumidor consegue registrar uma reclamação em situações como, por exemplo, de não entrega de produto, ou uma denúncia para nossa diretoria de fiscalização, que ocorre quando o consumidor identifica que determinado produto não possui o preço. Além disso, o consumidor consegue acompanhar todo o trâmite da reclamação que ele registrou por intermédio do app”, explicou a coordenadora de atendimento à distância do Procon, Marcele Soares.

Para o diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Miguel, a melhor forma de proteger o consumidor das más práticas do mercado é dotá-lo de informação e oferecer ferramentas tecnológicas que permitam identificar infrações, abusos e punir quem desrespeita o Código do Consumidor de maneira mais ágil.

“Esse é o papel do app da Fundação Procon-SP que, numa próxima etapa, deverá fornecer dados sobre a reputação da empresa, facilitando as decisões do consumidor. O aplicativo não é do Procon. É de todos porque somos todos consumidores”, diz Paulo.

O atendimento é restrito ao Estado de São Paulo. Os consumidores de outras localidades serão informados de que deverão procurar o Procon de suas respectivas regiões.

Marcelo Gonella de Andrade, diretor de Administração e Finanças, lembra que o app esconde um sofisticado sistema de softwares e hardwares que evoluirá para adoção do georrefereciamento e do learnig machine. O Procon 4.0 é acessível a qualquer pessoa do Estado de São Paulo que tenha um smartphone com internet.