15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Prefeitura de NO vai estudar implantar Zona Azul

  Prefeitura de NO vai estudar implantar Zona Azul

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Prefeitura de NO vai estudar implantar Zona Azul

Compartilhe

estacionamento

Prefeitura de NO vai estudar implantar Zona Azul

Pedido partiu da associação comercial da cidade por considerar que espaço pode ser melhor utilizado pelos consumidores

Por Mariana Ceccon

14 nov 2017 às 20:07 • Última atualização 15 nov 2017 às 10:09

A pedido da Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa), a prefeitura contrata um estudo técnico para implantação de uma Zona Azul na área central do município. Por enquanto a cobrança pelo uso de vagas públicas ainda não tem data definida para começar a valer e nem estimativa de preço, mas se depender dos comerciantes a medida deverá ser implantada.

É o que defende o presidente da associação Claudinei da Silva. Ele conta que além da viabilidade da Zona Azul, o estudo técnico contratado deverá avaliar uma possível ampliação das calçadas na Avenida Carlos Botelho e Rua Rio Branco.

Foto: João Carlos Nascimento-O Liberal
Após decidir o formato da Zona Azul, a prefeitura abrirá um processo licitatório para a concorrência do serviço

“O que percebemos é que boa parte das vagas hoje é ocupada pelos funcionários das lojas, o que acaba prendendo os locais durante o dia todo”, explicou. “Estamos sendo muito zelosos neste estudo de implantação para ver como será a aceitação do público a isto. Não está descartada também a criação de áreas de ‘bolsão’”, comentou Claudinei.

Ele também defende maior comodidade aos consumidores para estimular as vendas. “O que queremos é um calçadão para que os pedestres tenham conforto ao caminhar e ver as vitrines. Se o estudo técnico prever isto, a intenção é encaminhar o pedido ao Ministério das Cidades”, pontuou. “Já sobre a Zona Azul existe até a possibilidade da própria Acino fazer a gestão deste sistema”.

PREFEITURA. O Secretário de Governo, Wagner Morais explicou que a expectativa é o que o sistema seja implantado em toda a área central expandida e que a empresa contratada tem no mínimo um mês, após a assinatura da ordem de serviço, para realizar os estudos de impacto, inclusive a receita que poderá advir das cobranças por estacionamento.

O secretário também disse que após decidir o formato da Zona Azul, a prefeitura abrirá um processo licitatório para a concorrência do serviço. “A decisão [para implantar a cobrança] se deve à necessidade de otimização das vagas na área central e à sustentabilidade do trânsito para fazer a gestão das vias”, afirmou o secretário, em nota.