15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Nova Odessa retoma projeto ‘Vereador Estudante’

  Nova Odessa retoma projeto ‘Vereador Estudante’

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Nova Odessa retoma projeto ‘Vereador Estudante’

Compartilhe

câmara

Nova Odessa retoma projeto ‘Vereador Estudante’

A sessão solene de posse dos 22 pequenos vereadores, entre titulares e suplentes, será nesta sexta-feira (14)

Por Talita Bristotti

10 set 2018 às 08:48 • Última atualização 10 set 2018 às 08:49

A Câmara de Vereadores e a Secretaria de Educação da Prefeitura de Nova Odessa retomam, a partir desta semana, o projeto “Vereador Estudante”, com a 17ª Legislatura. A última edição do projeto ocorreu em 2014. Ao todo 11 escolas municipais já elegeram seus alunos representantes. A sessão solene de posse dos 22 pequenos vereadores, entre titulares e suplentes, será nesta sexta-feira (14), às 8h30, no Plenário Simão Welsh.

Serão realizadas quatro sessões sendo: além da sessão solene de posse e sessão ordinária; os pequenos vereadores se reunirão em outras três sessões nos dias 10 de outubro, 1º de novembro e 7 de dezembro, com o encerramento do projeto.

Foto: Câmara de Nova Odessa / Divulgação
A última edição do projeto ocorreu em 2014

Os 22 pequenos vereadores foram escolhidos em eleições em cada escola. O programa atende alunos do 5º do Ensino Fundamental. O objetivo do “Programa Vereador Estudante” é despertar o senso crítico dos estudantes, delimitado por noções claras de seus direitos, mas também de seus deveres.

“Estas pequenas ações despertam o interesse das crianças para a política, para que eles possam ter conhecimento de como funcionam os três poderes, formado pelo Executivo, Legislativo e Judiciário”, ponderou a presidente do Legislativo, Carla Lucena.

Os vereadores estudantes podem apresentar indicações relativas a todos os segmentos sociais do município, sendo proibida a apresentação de requerimentos, moções e projetos de lei. Todas as indicações apresentadas serão encaminhadas para a administração municipal pelo presidente do Legislativo, seguindo os mesmos trâmites das proposituras dos parlamentares desta Casa de Leis. O programa foi criado em 1999, pelo então vereador e presidente da Câmara Dimas Starnini.

Os temas a serem tratados deverão ser discutidos nas escolas em assembleias, antes de serem oficializados na Câmara Municipal. As reuniões dos vereadores estudantes irão ocorrer no plenário da câmara, com as portas abertas ao público, pais, amigos e interessados, bem como transmitido ao vivo pelo site www.camaranovaodessa.sp.gov.br.

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Nova Odessa.