15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Gado abatido no IZ era usado em pesquisas para qualidade do leite

  Gado abatido no IZ era usado em pesquisas para qualidade do leite

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Gado abatido no IZ era usado em pesquisas para qualidade do leite

Compartilhe

nova odessa

Gado abatido no IZ era usado em pesquisas para qualidade do leite

De acordo com o pesquisador Enilson Ribeiro, animais eram usados para garantir um leite de melhor qualidade

Por Danilo Reenlsober

24 dez 2018 às 16:33 • Última atualização 24 dez 2018 às 16:40

As quatro novilhas abatidas e furtadas do IZ (Instituto de Zootecnia) de Nova Odessa, na madrugada do último sábado (22), faziam parte dos programas “Leite Mais” e “Leite A2”, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O objetivo dos projetos é desenvolver um leite de melhor qualidade, especialmente para os idosos que sofrem de diabetes, arteriosclerose e problemas de lesões de intestino, porém, com a morte dos animais, a pesquisa fica ameaçada.

De acordo com o pesquisador do IZ, Enilson Ribeiro, um dos responsáveis pelos programas, o prejuízo financeiro pode chegar a R$ 30 mil, mas as perdas científicas são imensuráveis. “Geneticamente falando, é muito difícil repor esses animais, e quanto menos animais, mais demorado são os resultados da pesquisa”, disse. “O prejuízo maior é perder animais que já são selecionados para um leite de melhor qualidade nutritivo. Quem acaba perdendo é a própria sociedade”.

Foto: IZ / Diulgação
Bezerros faziam parte dos programas “Leite Mais” e “Leite A2”

Os quatro animais, todos da raça Girolando, foram mortos dentro do próprio instituto. O caso aconteceu numa área de pastagem, que pertence ao IZ, localizada próximo ao aeroporto de Americana. Os assaltantes quebraram as correntes e cadeados de um dos portões que dão acesso ao local, mataram as novilhas e deixaram apenas as carcaças, levando toda a carne. As novilhas, com idade de 18 meses, foram produzidas por fertilização “in vitro” (FIV).

Este não foi o primeiro caso de morte e furto de novilhas pertencentes ao instituto. Na madruga da última segunda-feira, dia 17, o IZ também registrou boletim de ocorrência de mais duas novilhas que foram mortas. “Nosso papel é fornecer novos resultados para melhorar as condições de produção do leite e esses furtos trazem enormes prejuízos ao andamento da nossa pesquisa, além de tempo perdido para o avanço dos estudos”, lamentou Ribeiro.

O “Programa Leite Mais” fomenta a cadeia de produção de leite do Estado de São Paulo, envolvendo o projeto do Leite A2 e o “Programa de Produção Animal em Sistemas Integrados” (Propasi), que abrange estudos em sistemas de produção como pastagens consorciadas, integração Lavoura pecuária, e silvipastoril, voltados à produção de leite funcional.