15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Hortolândia formaliza plano de combate à dengue

  Hortolândia formaliza plano de combate à dengue

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Hortolândia formaliza plano de combate à dengue

Compartilhe

Cotidiano

Hortolândia formaliza plano de combate à dengue

Sociedade fará parte no processo de mobilização e conscientização

Por Da Redação

21 out 2015 às 09:46 • Última atualização 23 fev 2016 às 15:43

A Prefeitura de Hortolândia divulgou nesta terça-feira (19) que formalizará um novo plano de combate à dengue no município já para este mês. Um documento, elaborado, por meio da Secretaria de Saúde, dá diretrizes para as próximas ações preventivas, com objetivo de conter o avanço da doença.

A principal novidade é a participação da sociedade no processo de mobilização e conscientização.

De acordo com a secretária de Saúde, Rosana Nascimento da Silva, as associações de moradores, os conselhos municipais, as igrejas e outros grupos que representam a população serão preparados para divulgar em encontros regionais quais hábitos auxiliam na prevenção da doença.

“A Dengue não é um problema apenas da Prefeitura, mas sim uma situação social. Além das ações realizadas pela Administração Municipal, como os arrastões, a sociedade civil organizada deve auxiliar na divulgação junto à comunidade local de como a população pode colaborar para diminuir o número de pessoas infectadas”, destacou Rosana.

A secretária de Saúde afirmou ainda que o novo plano prevê a participação das demais secretarias municipais nas ações de combate à Dengue. “As ações podem ser sugeridas e realizadas por todos os órgãos da Prefeitura, sempre sob a supervisão da Vigilância Epidemiológica. Combater à Dengue é dever de todos”, ressaltou.

Um dos principais parceiros da prefeitura na mobilização da sociedade é o Conselho Municipal de Saúde. De acordo com o presidente do órgão, Darci Pinheiro de Oliveira, a responsabilidade pela prevenção da Dengue deve ser compartilhada por toda a população.

Entre as ações realizadas pela prefeitura para combater a doença estão os arrastões aos finais de semana para conscientização da população e retirada de criadouros do mosquito transmissor da doença. Neste ano, Hortolândia já registrou 5.487 casos positivos.