15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Sede do LIBERAL ganha cores do Outubro Rosa

  Sede do LIBERAL ganha cores do Outubro Rosa

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Sede do LIBERAL ganha cores do Outubro Rosa

Compartilhe

Câncer de Mama

Sede do LIBERAL ganha cores do Outubro Rosa

Foram instalados neste sábado oito holofotes com a intenção de chamar atenção das mulheres para os exames preventivos e também para o combate à doença

Por Mariana Ceccon

09 out 2016 às 08:50 • Última atualização 09 out 2016 às 17:33

A sede do Grupo Liberal de Comunicação ganhou neste sábado as cores da campanha Outubro Rosa. Oito holofotes foram instalados com a intenção de chamar atenção das mulheres para os exames preventivos e combate ao câncer de mama.

A ação é uma parceria com a instituição “Rosa do Bem” e amplia o número de pontos já decorados em Americana, como a Avenida Brasil e a Basílica Santo Antônio de Pádua. Nos próximos dias ficarão rosa também o portal da cidade, na Avenida Antonio Pinto Duarte, e diversos pontos comerciais.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
A ação é uma parceria com a instituição “Rosa do Bem” e amplia o número de pontos já decorados em Americana

O diretor comercial do LIBERAL, Edison Carone, lembrou que, tradicionalmente, o grupo realiza decorações natalinas, fato que já se tornou uma atração turística.

“Todos os anos, O LIBERAL tem feito matérias sobre a campanha Outubro Rosa. Este ano demos um passo a mais, iluminando a nossa sede e chamando atenção da população, principalmente das mulheres, para a prevenção e manutenção da saúde”, comentou. A fachada ficará iluminada até o último dia do mês. “A ideia é que todos os anos essa decoração seja feita”, adiantou o diretor.

Além das decorações, a Rosa do Bem, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e iniciativa privada, também promoverá na cidade a “Caminhada pela Prevenção”, ação que acontece no próximo domingo, dia 23, a partir das 8h. A saída será do CCL (Centro de Cultura e Lazer) e seguirá em direção ao Parque Ecológico.

“É uma caminhada pela vida, pelo amor e cuidado próprio”, lembrou a coordenadora do Rosa do Bem, Fernanda Meneghel. A instituição está desde quarta-feira arrecadando alimentos não perecíveis em troca de camisetas da campanha.

“As pessoas devem levar um quilo de alimento, exceto açúcar e sal, até a loja Tutti Quanti, na Rua Florindo Cibin, ou no Fundo Social de Solidariedade, para conseguir um vale camiseta. No dia 23, elas serão distribuídas antes da caminhada”, explicou.

Outra importante ação da campanha será o agendamento de 300 exames de mamografia para mulheres residentes em Americana.

“É preciso comprovar que mora em Americana, não possui plano de saúde e tem entre 40 e 69 anos”, explicou Fernanda. Os agendamentos serão feitos nos dias 14 e 15, na Praça Tiradentes, em parceria com a Unimed e clínicas particulares.

Municípios da RPT também terão ações

As outras quatro cidades da RPT (Região do Polo Têxtil), também farão neste mês diversas ações relacionadas ao Outubro Rosa. Em Santa Bárbara, por exemplo, além da iluminação temática, também serão realizados mutirões de exames de mamografia e papanicolau, palestras e a Caminhada Rede Rosa, que acontece hoje.

Em Hortolândia, o Dia D comemorado amanhã, quando os funcionários da Saúde estarão todos vestindo rosa. Serão ministradas palestras de orientação para mulheres, além da realização de mamografias para pacientes com idade entre 40 e 49 anos, sem a necessidade de encaminhamento médico.

Já em Sumaré, funcionários da Secretaria de Saúde e voluntários realizaram, na sexta-feira, mutirão na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Denadai, na região da Área Cura, com solicitações de exames de mamografia e de câncer de ovário.

Ontem, no Centro de Saúde II, no Centro, foram realizadas palestras sobre a prevenção do câncer de ovário e Saúde da Mulher. Mesma orientação será dada as terças, quartas e quintas-feiras na Unidade de PSF (Programa Saúde da Família) do Jardim Maria Antonio.

Em Nova Odessa, o Ambulatório de Especialidades realizará solicitações de exames de mamografia no dia 22 de outubro mas, diariamente, as cinco UBS da cidade realizam o trabalho de orientação sobre como prevenir o câncer de mama.

A cidade ainda tem a Caminhada Outubro Rosa, marcada para o dia 29, com saída em frente ao Paço Municipal. (Guilherme Magnin).