15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Planetário móvel percorrerá escolas de Americana

  Planetário móvel percorrerá escolas de Americana

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Planetário móvel percorrerá escolas de Americana

Compartilhe

observatório

Planetário móvel percorrerá escolas de Americana

Projeto começará a sair do papel logo no início de 2019, com a abertura da licitação para a compra dos equipamentos

Por Valéria Barreira

28 dez 2018 às 10:22

Um planetário móvel percorrerá as escolas de Americana no próximo ano, levando conhecimentos de astronomia e física para as crianças da rede municipal de ensino. O projeto é da Secretaria de Cultura e Turismo e começará a sair do papel logo no início de 2019, com a abertura da licitação para a compra do planetário e dos equipamentos de projeção. A expectativa é de que ainda no primeiro semestre, a novidade comece a fazer parte do universo escolar.

Segundo o secretário Fernando Giuliani, o projeto será viabilizado através de convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que repassará R$ 200 mil ao município. A autorização para o convênio foi publicada no Diário Oficial do município, na edição do último sábado.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Secretário disse que a instalação de um planetário fixo no OMA (Observatório Municipal de Americana) faz parte de planos

A verba foi obtida pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) e de acordo com Giuliani será usada na compra da estrutura necessária para o funcionamento do planetário. Ele será inflável e terá capacidade para abrigar em torno de 40 crianças.

“O planetário projeta imagens do universo e permitirá às crianças conhecer um pouco mais sobre a astronomia”, detalha o secretário de Cultura. Segundo ele, para receber o planetário a escola terá que ter espaço para acomodar sua estrutura. “Será preciso um local para ele ser montado e onde ele possa permanecer por mais de um dia”. A secretaria ainda estuda como será feito o transporte dos equipamentos até as unidades escolares.

O objetivo da iniciativa, segundo Giuliani, será aproximar a comunidade da astronomia. Ele cita que nem todas as crianças têm a oportunidade de frequentar o OMA (Observatório Municipal de Americana), que funciona dentro do Jardim Botânico e abre para observações nas noites de sexta-feira. O local não possui um planetário, mas permite aos visitantes observar em tempo real os planetas, estrelas e fenômenos astronômicos. Segundo Giuliani, a instalação de um planetário fixo no OMA faz parte dos planos da Secretaria de Cultura, mas ainda não tem data para acontecer.