15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Operação que prendeu prefeito de Mauá cumpre mandado em Americana

  Operação que prendeu prefeito de Mauá cumpre mandado em Americana

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Operação que prendeu prefeito de Mauá cumpre mandado em Americana

Compartilhe

trato feito

Operação que prendeu prefeito de Mauá cumpre mandado em Americana

Polícia Federal esteve no bairro Jardim São José, mas detalhes sobre o mandado cumprido na cidade ainda não foram revelados pelas autoridades

Por Talita Bristotti

13 dez 2018 às 09:55 • Última atualização 13 dez 2018 às 09:58

A operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (13) pela PF (Polícia Federal), que culminou na prisão do prefeito de Mauá, Átila Jacomussi (PSB), teve cumprimento de mandado de busca e apreensão em Americana. A reportagem do LIBERAL flagrou uma equipe da polícia na região do bairro Jardim São José, mas detalhes sobre o mandado cumprido na cidade ainda não foram revelados pelas autoridades.

Foto: João Colosalle / O Liberal
Operação que prendeu prefeito de Mauá cumpriu pelo menos um mandado em Americana

A Operação Trato Feito, segundo a PF, investiga uma organização criminosa voltada para o desvio de recursos públicos em contratos firmados em Mauá, na grande São Paulo, sobretudo aqueles destinados à merenda, uniformes e material escolar. A investigação é um desdobramento da Operação Prato Feito, deflagrada em maio deste ano.

A PF cumpre 2 mandados de prisão preventiva e 54 mandados de busca e apreensão nas cidades de Americana, Campinas, Cotia, Mauá, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo, São Paulo, Suzano e Vila Velha (Espírito Santo).

Dois agentes públicos foram afastados, um contrato com suspeita de fraude foi suspenso e 9 empresas foram proibidas judicialmente de contratar com a Prefeitura de Mauá. “O inquérito policial foi instaurado a partir de informações trazidas aos investigadores durante a análise do material apreendido na Operação Prato Feito, que apontavam oito crimes, além dos que estavam sendo apurados”, informou a Polícia Federal, em nota. “Os novos elementos trazidos aos autos indicam um esquema em que 9 empresas pagavam vantagens ilícitas a agentes públicos e políticos para a compra de apoio na Câmara Municipal de Mauá, sobretudo para a obtenção de contratos superfaturados”.

Os investigados responderão, na medida de suas condutas, pelos crimes de organização criminosa, fraude a licitações e corrupção ativa e passiva, com penas de 1 a 12 anos de prisão. A PF deve repassar mais informações sobre a operação em uma coletiva para a imprensa.

Colaborou João Colosalle e Marina Zanaki.